Nos primeiros 8 meses de 2022, o Centro Cirúrgico do Hospital São Roque (HSR) está batendo recordes de cirurgias realizadas. O número de procedimentos é 50% maior do que o realizado no mesmo período de 2019, último ano sem a pandemia de Covid-19 que alterou todo o fluxo em diversas áreas da instituição, incluindo a quantidade de operações.
Ao todo, foram realizados 4.226 procedimentos entre janeiro e agosto deste ano. A modernização pela qual o espaço destinado à cirurgias no HSR passou nos últimos anos é considerada fundamental para o incremento dos números.
São três salas para procedimentos de cirurgia geral e um espaço destinado à cesarianas. A recuperação pós-anestésica conta com 11 leitos, que também foram ampliados e modernizados em 2020. Todo serviço cirúrgico conta com climatização central, garantindo total conforto térmico aos pacientes e profissionais de saúde.
“Percebemos uma evolução bem grande com os equipamentos que o hospital tem adquirido de forma acelerada nos últimos anos. As reformas da estrutura deixaram o espaço mais agradável, moderno e ainda mais seguro. Temos ainda uma vantagem em relação a qualquer outro hospital, que é a equipe de profissionais de saúde. Além de bem treinados, os profissionais de saúde oferecem um tratamento humanizado que é reconhecido constantemente pela comunidade”, descreve o cirurgião geral Luis Fernando Martinez Pereira.
Quase 70% dos procedimentos realizados, ocorrem de forma ambulatorial, ou seja, o paciente realiza o procedimento e após recuperação anestésica recebe alta, sem precisar de internação. Neste grupo de procedimentos, há destaque para as cirurgias oftálmicas.
Atualmente, são realizados mais de 120 procedimentos por mês de oftalmologia, recebendo pacientes de diversas cidades da região. Toda a demanda cirúrgica de oftalmologia do Tacchini Sistema de Saúde é realizada na instituição barbosense. Além disso, desde 2019 as cirurgias de facectomia (cataratas) encaminhadas pela Secretaria da Saúde de Carlos Barbosa são realizadas também pelo HSR.
Atendimento SUS e convênios
O Hospital atende a demanda de pacientes encaminhados pelo SUS de Carlos Barbosa, conforme contrato pactuado com o município. Em 2022, já foram realizados mais de 600 procedimentos cirúrgicos pelo sistema público, sendo que em mais de 500 os pacientes precisaram passar por internação antes de receberem alta.
Recentemente, foi redefinida a forma de encaminhamento e agendamento de cirurgias realizadas através do SUS em Carlos Barbosa. As modificações têm conferido celeridade na realização dos procedimentos e garantido mais conforto aos pacientes.
Quanto aos convênios privados além do atendimento ao Tacchimed, são atendidos os planos UNIMED, ATF, IPE, CASSI, SAUDE CAIXA, CABERGS E FUSEX, além de particulares.
Equipe e especialidades
O corpo de cirurgiões é composto por médicos que residem preferencialmente em Carlos Barbosa ou em Bento Gonçalves. Boa parte deles também faz parte da equipe de profissionais do Hospital Tacchini.
Ao todo são 12 especialidades atendidas: cirurgia geral, cirurgia vascular, traumato-ortopedia, urologia, ginecologia/obstetrícia, proctologia, oftalmologia, dermatologia, cirurgia plástica, otorrinolaringologia, cirurgia buco-maxilo-facial, anestesiologia.
A equipe de enfermagem é rigorosamente selecionada e capacitada continuamente para atuar no serviço cirúrgico e recuperação pós-anestésica. Em paralelo, uma equipe multiprofissional atua em sincronia, oferecendo mais segurança a todos os envolvidos nos procedimentos.
Além das equipes cirúrgicas, uma engrenagem de serviços e profissionais são necessários para que as cirurgias ocorram. Profissionais de manutenção, higienização, nutrição, farmácia, recepção/apoio administrativos e controle de infecção, por exemplo, são essenciais para manter a eficiência dos serviços.
Melhorias para equipe
Para oferecer condições cada vez melhores, o HSR também monitora frequentemente a satisfação da equipe médica. Recentemente, todos os médicos que trabalham no Centro Cirúrgico do HSR tiveram a oportunidade de responder à pesquisa de satisfação médica. Em anos anteriores, o método de avaliação ajudou a direcionar os investimentos em melhorias realizadas recentemente, como o vestiário masculino e o formato do agendamento cirúrgico.
Segurança dos Pacientes
A segurança do paciente e das equipes de trabalho é o principal foco do hospital. A manutenção de estruturas e equipamentos, bem como a correta utilização dos equipamentos de proteção individual são indispensáveis. O paciente também recebe atenção desde a entrada no no hospital, quando recebe uma pulseira de identificação que vai acompanhá-lo até o momento da alta.
Outro instrumento que faz parte das ações de segurança da instituição é o check list de cirurgia segura. Este procedimento de checagem possui vários itens que visam avaliar novamente, momentos antes do início da operação, uma série de dados relacionados ao paciente, a lateralidade cirúrgica, a equipe e aos insumos necessários.
Mín. 17° Máx. 27°