Esporte Futsal Feminino
Com reforços de peso, Imigrante inicia a caminhada em busca do título inédito da Série Ouro
Equipe bento-gonçalvense, atual campeã da Copa RS, estreia na competição estadual neste domingo (4), em Erechim.
02/09/2022 16h58 Atualizada há 2 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Kévin Sganzerla

O título da Copa RS conquistado pala Associação Clube Imigrante aflorou ainda mais as expectativas e o desejo da equipe em conquistar de forma inédita a Série Ouro de Futsal Feminino. Com pouco mais de um ano de história, o clube promete fazer frente às equipes tradicionais do Estado para buscar o título. E a trajetória visando esse objetivo inicia neste domingo (4), na cidade de Erechim, pela rodada de abertura da competição estadual. 

Apesar da curta trajetória no futsal feminino, o Imigrante fez história em 2022. A equipe desbancou o tradicional time da Celemaster, de Uruguaiana, maior campeã estadual e que representa o Estado em competições nacionais, para levantar a taça de campeã da Copa RS de forma inédita. 

Para a Série Ouro, o time campeão da Copa RS se manteve, com o acréscimo de reforços para o restante da temporada. Em 2022, o Imigrante reforçou o elenco com a chegada de Marcella, Pikena e Shai, as quais têm passagem pela ACBF, Fernandinha, ex-Nacional-URU e Celemaster, Lais e Arielle, ambas ex-Cristal, de Pelotas.

Fernandinha tem passagens por clubes como Pelotas, no futebol de campo, Nacional-URU e Celemaster no futsal feminino 

Fora das quadras, o time de Bento Gonçalves também conta com um reforço de peso. O ex-técnico da Sogipa, de Porto Alegre, Haroldo Mendes, se juntou ao treinador Claudenir Santos para fazer parte da comissão técnica do clube. “Ele fará as análises dos adversários e vai auxiliar na montagem de estratégias para nossa equipe, dentro e fora das quatro linhas. É um profissional muito renomado e competente em sua área, e vem com muita sede de títulos”, explica a presidente do clube, Michele Oliveira. 

Continua após a publicidade

Por contar com diversas atletas que residem longe de Bento Gonçalves, o Imigrante realizou a sua preparação com treinamentos que ocorreram duas vezes por semana com atletas próximas, e uma vez por mês com todas as jogadoras do grupo. Para isso, o clube oferece transporte, alimentação e hospedagem. 

Para buscar o título, a presidente ressalta que o grupo de atletas está focado e empenhado para trazer para Bento Gonçalves mais um título estadual e levar o nome do Imigrante no topo do cenário do futsal feminino gaúcho. “É natural carregarmos uma certa responsabilidade nas costas depois desse feito, que é a conquista inédita e invicta da Copa RS, ainda mais em cima de uma equipe com muita hegemonia há anos no Estado. Porém queremos mostrar que não foi sorte, e sim foi o resultado de muito trabalho da direção, comissão técnica e atletas”, destaca Michele. 

Imigrante derrotou na final a Celemaster por 2 a 1 e faturou o título da Copa RS 

O elenco:

Continua após a publicidade

O plantel do Imigrante é formado por 17 atletas, sendo a maioria delas residentes da Serra Gaúcha. Dentre as jogadoras, seis são de Bento Gonçalves. 

Goleiras: Kari e Kelly;

Fixas: Monique, Pulga, Lais, Mayara, Arielle e Pikena;

Alas: Bruna Pertille, Achley, Tais, Camila, Shai e Ingrid;

Pivôs: Marcella, Pati e Fernandinha;

Comissão Técnica – Técnico: Claudenir dos Santos; Auxiliar técnico e analista: Haroldo Mendes; Personal: Vagner Uliana; Preparador físico: Badhy e Fabiano; Preparador de goleiros: Cleber Biscaro; Quiropraxista: Cristiane Sonza; Massoterapeuta: Mari Canossa; e Nutricionista: Roberta Jacobs. 

Observação: algumas atletas podem desempenhar mais de uma função dentro de quadra 

Claudenir dos Santos comanda a equipe do Imigrante em mais uma temporada / Foto: Kévin Sganzerla

O grupo e a fórmula de disputa da Série Ouro:

O Imigrante, que na última edição da Série Ouro terminou em 3º lugar, está no grupo A, ao lado da Celemaster, atual campeã, Palestra, de Erechim, Ideau Feminy, de Getúlio Vargas, e Boa Parada, de Cruz Alta. O time de Bento Gonçalves estreia diante do Ideau Feminy e do Boa Parada na primeira rodada, em Erechim.

Confira os grupos da Série Ouro de 2022:

Grupo A: IMIGRANTE (Bento Gonçalves), Palestra (Erechim), Ideau Feminy (Getúlio Vargas), Celemaster (Uruguaiana) e Boa Parada (Cruz Alta);

Grupo B: Makannudas (Arroio Grande), Cristal (Pelotas), Benfica (Bagé), Leoas (Capão do Leão) e ABFF (Canguçu);

Grupo C: Leoas São Miguel (Charqueadas), Faculdade Sogipa (Porto Alegre), Legendárias (Rio Pardo), Luma (Canoas) e AVGF (Caxias do Sul). 

Na primeira fase, as duas primeiras colocadas de cada chave avançam para a segunda fase. As demais equipes disputam uma repescagem, da qual sairão mais quatro times classificadas, totalizando 10 times. 

As equipes classificadas para a segunda fase serão divididas em dois grupos de cinco times, os quais se enfrentam dentro de suas respectivas chaves, classificando os dois primeiros colocados à semifinal. 

As fases de semifinais, disputa de 3º lugar e final ocorrem no dia 11 de dezembro, em São Sepé.

Tabela de jogos do Imigrante na Série Ouro 2022

1ª rodada – 04/09 - Erechim 

13h30 – Ideau Feminy (Getúlio Vargas)

17h – Imigrante x Boa Parada (Cruz Alta)

2ª rodada – 16/10 - Cruz Alta 

11h45 – Imigrante x Celemaster (Uruguaiana)

17h – Imigrante x Palestra (Erechim)