Região Final inesperado
Servidor desaparecido em Farroupilha é preso acusado de forjar o próprio sequestro
Cristian Tonin viajou de ônibus até Florianópolis e tentava extorquir dinheiro da esposa por telefone
31/08/2022 17h17 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio
Servidor está preso em um presídio em Florianópolis - Foto: Arquivo Pessoal

O servidor da prefeitura de Farroupilha, Cristian Tonin, que estava desaparecido desde a tarde da terça-feira, 30 de agosto, foi preso em Florianópolis, Santa Catarina, por suspeita de extorsão e porte ilegal de arma de fogo. Ele é acusado de forjar o próprio sequestro e tentar extorquir a companheira. Os órgão de segurança do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ajudaram a elucidar a farsa.

A procura por Cristian Tonin mobilizou a Delegacia de Polícia de Farroupilha, a Equipe Antissequestro da Delegacia de Roubos vinculada ao Departamento de Investigações Criminais da PCRS (DR DEIC) de Porto Alegre, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias do Sul, e a Polícia Civil de Santa Cataria, através da Delegacia de Roubos e Sequestros, da Diretoria de Investigaçôes Criminais. Segundo o delegado Emerson Bilhan, da Delegacia de Farroupilha, enquanto a companheira do desaparecido prestava depoimento na delegacia, houve um pedido de resgate às 9h43 de um telefone com DDD 48, de Santa Catarina. O interlocutor dizia que estava com Cristian Tonin e solicitava dinheiro para liberá-lo.

Conforme a polícia, a partir disto a investigação descartou a linha do desparecimento e passou a tratar o caso como extorsão mediante sequestro, em que Cristian seria a vítima do sequestro e a companheira dele vítima da extorsão. As negociações iniciais davam conta de que ele teria sido sequestrado e os criminosos estariam solicitando resgate. Com isso foi acionada a Equipe Antissequestro da Delegacia de Roubos vinculada ao Departamento de Investigações Criminais da Polícia Civil do Estado do RS (DR DEIC) e DRACO de Caxias.

A investigação apontou que Cristian comprou uma passagem na rodoviária de Farroupilha às 15:59 de ontem, dia 30, embarcou num ônibus para Bento Gonçalves às 16h10, chegou em Bento às 17h29 e depois embarcou em outro Para Porto Alegre. Próximo das 23h embarcou para Florianópolis. Apurou-se que Cristian já tinha comprado uma passagem de embarque em Florianópolis na data hoje às 13:15 com destino a POA. A Polícia Civil de Santa Cataria foi acionada, fez abordagem de Cristian já embarcado no ônibus com destino à capital gaúcha. Durante a abordagem foi constatado que ele estava em posse de duas armas de fogo, cujo registro consta em nome do abordado, porém ele não possui o porte.

Continua após a publicidade

Segundo a polícia, diante da diligências realizadas e elementos informativos colhidos, os indícios apontam que o desparecido forjou o próprio sequestro e extorquiu a companheira exigindo valores para que sua liberdade fosse restabelecida. Com isso, o desaparecido foi preso em flagrante na cidade de Florianópolis pela equipe de Delegacia de Roubos e Sequestros da Polícia Civil de Santa Catarina, também autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi recolhido a um presídio em Florianópolis.