A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves terá um novo sistema de atendimento das ocorrências policiais, com o reforço de delegados permanentes. O novo formato já começou e deve ganhar mais força a partir de setembro, com três delegados comandando as equipes de plantonistas que atuam na delegacia atualmente.
De acordo com o delegado regional de Caxias do Sul, Augusto Cavalheiro Neto,foi possível convencer a chefia de polícia da necessidade de Bento Gonçalves ter delegados permanentes atuando na DPPA. Isso irá permitir um atendimento mais qualificado para as ocorrências atendidas pela delegacia, que após as 18h atende as ocorrências de várias cidades da região, como Garibaldi, Carlos Barbosa e Veranópolis. Até o momento, titulares de delegacias de várias cidades se revezam para atender ao plantão, trabalhando no sistema de sobreaviso. "O objetivo é de que tenhamos a presença de um delegado para a tomada de decisões quando os fatos acontecem, estando presente no local e estando a par inteiramente dos fatos", destacou o delegado regional.
Segundo o delegado regional, os novos delegados trabalharão no sistema 24x72, trabalhando um dia e folgando três dias. O primeiro a assumir uma das equipes da DPPA de Bento Gonçalves é o delegado Adriano Linhares. Ele vem da Delegacia de Homicídios de Porto Alegre e já está trabalhando no plantão. A partir de 1º de setembro, também assume o comando de uma equipe de plantonistas o delegado Erickson Freitas. Ele é natural de Curitiba e vem da cidade de Alegrete, onde era o titular da Delegacia de Combate aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab). A terceira vaga de delegado plantonista marca o retorno da delegada Maria Isabel Zerman a Bento Gonçalves. Ela foi por muitos anos a titular da 1ª Delegacia de Polícia e assume uma equipe de plantonistas a partir do dia 25 de setembro, quando acabam suas férias. A quarta vaga ficará temporariamente no sistema de sobreaviso com os delegados da região. A previsão é que a vaga seja ocupada por um delegado recém-formado na academia de polícia.
O delegado Fernando Cruz Alexandre continuará como o titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Durante o expediente ele responde pelos flagrantes nos dias que não tiver plantonistas fixos e também ficará responsável pela elaboração dos termos circunstanciados, na Central de TCs.