O novo símbolo do Esportivo, implementado neste ano, gerou muitas discussões entre os torcedores. Porém, o escudo estreou da melhor forma possível, estampando o título da Divisão de Acesso de 2022 conquistado pelo alviazul. Em meio a prós e contras, os resultados da transformação da nova identidade visual do clube, conforme a direção, foram positivos nestes primeiros meses. Com a ascensão à elite, a diretoria prevê novas ações para manter o crescimento da marca.
De acordo com o diretor de marketing, Rafael Forace, os produtos que foram criados em paralelo ao lançamento da nova logomarca ajudaram a alavancar o alcance do Esportivo em diversas frentes. “Os resultados têm sido muito bons até o momento. Além das redes sociais, hoje o clube se encontra nas gôndolas dos supermercados, esteve na ExpoBento, e estará em muitos outros, impactando o torcedor e o turista”, explica.
Por uma questão estratégica do clube, Rafael afirma que a direção mantém números de vendas e montante faturado apenas de conhecimento interno. No entanto, um dado que evidencia o crescimento no alcance da nova identidade está nas redes sociais. “Em relação ao alcance e engajamento de redes sociais, podemos destacar que, em três meses e meio, tivemos um aumento próximo de 40% em relação ao ano anterior, no qual disputávamos a primeira divisão estadual e a Série D do Brasileirão”, pondera.
O acesso à elite pode significar uma oportunidade de expandir a marca. É desta forma que a diretoria planeja novas ações que vai beneficiar o torcedor, a comunidade bento-gonçalvense e o turista, que passou a ser um dos públicos-alvo do clube. “Precisamos usar esse acesso como uma oportunidade de ter um "novo" Esportivo tanto dentro como fora de campo. E nada melhor do que "coroar" esse novo escudo com a taça de campeão da divisão de acesso”, ressalta Rafael, que complementa:
“Certamente será uma oportunidade ímpar para impulsionarmos ainda mais o clube, pois estaremos mais expostos às mídias, teremos maior número de torcedores no estádio, além de recebermos grandes jogos na Montanha. Precisamos aproveitar ao máximo esses momentos e, agora, com a certeza, do retorno à elite, certamente faremos ações voltadas tanto para o nosso torcedor quanto aos turistas que por aqui passam”, relata o diretor de marketing.
Atualmente, o Esportivo conta com três produtos licenciados: vinho, espumante e cerveja, da Malt Beer, com os quais o clube recebe royalties, que auxiliam no aumento da receita. Além disso, a venda do uniforme, em especial o terceiro, que conta com um símbolo personalizado, que faz alusão a escudos antigos do alviazul, e que foi lançado na ExpoBento, teve ampla procura entre os torcedores alviazuis.