O atleta do Farrapos, Guilherme Coghetto, voltou a vestir as cores verde e amarela depois de 5 anos. O atleta foi convocado pela Seleção Brasileira de Rugby e disputou amistosos contra o Chile, seleção que vai participar da Copa do Mundo de 2023, e do torneio 3 Nações Sul-Americano, o qual o Brasil vai disputar o título neste domingo (28), às 20h, diante da Colômbia, em Barranquilla.
O atleta farroupilhense, que iniciou a sua trajetória na equipe alviverde, não jogava pela Seleção Brasileira desde 2017. O seu último confronto havia sido contra os Estados Unidos. “Estou muito feliz e animado por ter essa oportunidade novamente. Ao mesmo tempo é um sentimento de dever e responsabilidade de fazer um bom papel e ajudar o time”, pondera.
Em seu retorno, Coghetto foi titular nos dois amistosos diante do Chile, que se classificou à Copa do Mundo de Rugby de 2023. No primeiro confronto diante dos chilenos, a Seleção Brasileira foi superada por 36 a 27, enquanto no segundo jogo o Brasil perdeu por 29 a 9.
“Tivemos dois amistosos muito bons contra o Chile. Foi bem proveitoso para colocar em prática nossa proposta de jogo e também na segunda partida para ganhar minutos. Esse tipo de jogo nos oferece uma percepção de como podemos melhorar dentro de campo”, explica.
No 3 Nações, competição organizada pela Sudamerica Rugby envolvendo Brasil, Paraguai e Colômbia, a Seleção Brasileira, comandada por Fernando Portugal, superou o Paraguai pelo acirrado placar de 31 a 28. Em um dos tries, Coghetto conseguiu realizar grande corrida para servir Maranhão no quinto try brasileiro na partida.
O jogo decisivo contra a Colômbia valendo o título ocorre neste domingo (28), às 20h, com transmissão ao vivo do Star+. Os jogos do 3 Nações Sul-Americano valem pontos preciosos no Ranking Mundial, com o Brasil ocupando hoje a 27ª colocação, enquanto os Tucanos colombianos estão em 36º.
Os Tupis jamais foram derrotados pelos colombianos na história, com o último duelo oficial na modalidade tendo ocorrido em 2018, em São Paulo, com o Brasil triunfando por 67 a 05, em partida que deu aos Tupis inédito título do Campeonato Sul-Americano 6 Nações. Ao todo, Brasil e Colômbia duelaram 10 vezes em partidas oficiais, com 10 vitórias brasileiras, sendo que a última em solo colombiano foi um 35 a 10 para os brasileiros em 2003, em Bogotá.
Mín. 13° Máx. 29°