Uma operação da Brigada Militar terminou com mais de oio quilos de crack apreendidos nas ruas de Bento Gonçalves. O trabalho policial foi realizado durante a tarde e noite desta sexta-feira, 26 de agosto. Ninguém foi preso, mas, além da droga, uma motocicleta com sinalização adulterada também foi apreendida, juntamente com mais cinco veículos.
A operação Plano Tático Operacional – Fase XXII teve por objetivo atuar preventivamente de forma integrada nos municípios pertencentes ao 3º BPAT, totalizando 25 cidades, com ênfase na prevenção e repressão qualificada, visando coibir crimes como homicídios, tráfico de drogas, roubo e furto de veículos, com base em análises criminais. Durante as ações, por volta das 17h, guarnições da ROCAM – Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas, juntamente com a Guarda Civil Municipal – GCM, realizaram abordagens qualificadas na Praça Centenário, área central de Bento Gonçalves, e localizaram em revista pessoal com um adolescente de 16 anos, nove (09) porções de maconha, pesando 13g, um celular e R$ 74 em dinheiro. O menor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil onde foi registrada a ocorrência por tráfico de drogas e posterior liberado para o responsável.
No bairro Maria Goretti, às 19h, Policiais Militares da FT realizaram incursões a pé em local conhecido pelo tráfico de drogas, sendo visualizados dois indivíduos, que ao perceberem a presença dos policiais empreenderam fuga, dispensando uma sacola contendo oito (08) tijolos de crack, pesando oito quilos, e 1.201 pedras da mesma droga fracionadas prontas para venda, pesando 225 gramas, além de uma balança de precisão. Os suspeitos não foram mais localizados, sendo a droga apreendida e apresentada na DPPA para registro da ocorrência.
Por volta das 19h30, na Avenida Osvaldo Aranha, bairro Juventude, a ROCAM realizou a abordagem de uma motocicleta HONDA/CG 125 TITAN KS, cor verde, emplacada em Criciúma/SC, conduzida por um homem de 26 anos. Durante verificação foi constatado que o chassi da moto estava adulterado e o lacre violado, sendo removida e apresentada na DPPA juntamente com o condutor, onde foi realizado registro policial por adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
No transcorrer da operação, que encerrou às 22h, além das ações repressivas à criminalidade, foram realizadas visitas comunitárias, fiscalização das Medidas Protetivas de Urgência (MPU) pela patrulha Maria da Penha, barreiras com abordagens e fiscalização de trânsito; ações estas desenvolvidas em toda a área do 3º BPAT e contaram com apoio de outros órgãos, como Guarda Civil Municipal (GCM), Policia Rodoviária Estadual (3º BRBM) e Policia Rodoviária Federal (PRF).
BALANÇO DA OPERAÇÃO
Droga Apreendida: Crack 8,225 KG – Cocaína 20g, - Maconha 13,25g
Termos circunstanciados lavrados: 03 – Posse de entorpecentes
Pessoas abordadas: 409
Veículos abordados: 121
Visitas Maria da Penha: 05
Visitas Comunitárias: 17
Veículos recolhidos: 06
Autuações: 39
Mín. 13° Máx. 29°