A temperatura cai e, em pouco tempo, pequenas rachaduras nos lábios começam a surgir e a pele fica sensível ao toque, com aspecto de enrugada e ressecada. Por isso, a hidratação profunda é indispensável. O rosto, por ser uma região que fica mais exposta e, como dito nas matérias anteriores, pelo uso excessivo de água quente, sente bastante a mudança do tempo e o impacto do inverno. Produtos à base de manteiga de karité, manga e cupuaçu, amêndoas, proteína do leite, vitaminas C e E, óleos nobres como de árgano e canola, contém grande quantidade de glicerina e ácido hialurônico que ajudam a manter a hidratação natural da pele.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
Outro detalhe muito importante é que os efeitos do sol podem ser ainda mais nocivos no inverno, período em que muitas pessoas dispensam o uso do protetor solar. Então, opte por manter o uso de um protetor de longa duração, com fator 30, pelo menos, aplicando-o antes da maquiagem ou após hidratar a pele. E faça calor ou não, temos de consumir água, já que a hidratação também vem de dentro. Se você sofre com a rosácea (pele avermelhada nos dias frios), a sensibilidade da pele é ainda maior, por isso, não pode facilitar não.
Veja os principais erros que as pessoas cometem com a pele do rosto no inverno:
Erro 1: Lavar o rosto durante o banho e na água quente
O ideal é usar água morna. E tem mais: por lavar o rosto no banho, muitas pessoas acabam usando o sabonete do corpo no rosto e isso contribui para um maior ressecamento da pele ou o aumento da oleosidade, já que o rosto pode ter uma necessidade específica e diferente do corpo.
Erro 2: Não usar o hidratante adequado para o seu tipo de pele
Pode acontecer de no inverno a pele oleosa ficar mais oleosa, enquanto a seca, muito mais ressecada. E o motivo é o uso do produto incorreto para o seu tipo de pele. Quem tem pele oleosa, recomenda-se utilizar loções e sérum com ativos que controlem a oleosidade e que também hidratem, pois pele oleosa possui pouca quantidade de água e nutrientes. Dê preferência a produtos com texturas mais leves. Já nas peles normais e secas, valem produtos mais espessos e ricos em ácido hialurônico, aminoácidos, silicones, vitamina E, Vitamina C e ácido ferúlico, excelente antioxidante que auxilia no combate ao envelhecimento.
Erro 3: Esfoliar o rosto mais de três vezes por semana
Com isso, você retira a hidratação natural, corre o risco de fazer alguns machucadinhos na pele e ainda ganha marquinhas para o resto da vida. Faça esfoliação uma vez por semana para remover as células mortas e potencializar os ativos das máscaras faciais.
Erro 4: Não retirar a maquiagem
Só lavar a pele com água morna e sabonete não retira os resíduos da maquiagem. É necessário, sim, usar um de maquilante para o seu tipo de pele e principalmente nos cílios – caso contrário, o acumulo de produto pode causar a quebra e queda dos mesmos. Com isso, você desobstrui os poros, deixando o caminho livre para aplicação e melhor absorção dos cremes. Produtos à base com complexo vegetal extraído da soja, colaboram para reorganizar o colágeno, dando mais tonicidade à pele. Então, não deixe de cuidar do principal cartão de visita que você tem, mantendo os cuidados com a pele do rosto, sempre em dia.
Cada pele tem sua característica, então você deve sempre procurar produtos que sejam indicados para o seu tipo de pele. Vale sempre a pena consultar um profissional para te ajudar na hora de cuidar da pele e indicar produtos que sejam realmente bons e tragam os resultados que você espera. Então consulte um dermatologista!
Inclua os cuidados com a pele do rosto na sua lista de tarefas diárias! Se quiser deixe suas dicas de cuidados aqui nos cometários.
Mín. 14° Máx. 25°