A Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2022 encerrou nesta quinta-feira, 25, e contou com um número recorde de público, com mais de 62 mil visitantes e 458 expositores, serviços e equipamentos para o varejo. O evento foi realizado no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, atingindo números recordes de público e de negócios.
Durante os três dias de feira, o volume de negócios transacionados chegou à casa dos R$ 581 milhões, valor que deverá ser triplicado com as negociações iniciadas no evento e concretizadas nas semanas seguintes, segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo. Os resultados positivos são puxados pelo clima de retomada da Convenção, que volta a ocorrer presencialmente três anos após a última edição, e pela diversificação do perfil visitante, majoritariamente varejista.
Ao todo, 7,1 mil empresas registraram inscrições para o evento. Do total de visitantes, 81% foram varejistas, sobretudo oriundos do ramo de supermercados – mas também representantes de bares, hotéis, farmácias, lojas de conveniências restaurantes e outros ramos do comércio. “A Expoagas é, acima de tudo, um grande centro de oportunidades, e por isso garantimos gratuidade a todo o setor varejista nas pré-inscrições. Somos favoráveis à liberdade de mercado e a garantir o poder de escolha aos consumidores. Por isso, assim como estamos abrindo os fornecedores dos supermercados às farmácias há muitos anos, queremos a igualdade de podermos comercializar medicamentos isentos de prescrição médica, como Olina, sal de frutas e antigripais, em nossas lojas”, comenta o presidente da Associação.
Oriundos de 23 estados brasileiros e de 12 países, os 62 mil visitantes – maior público da história do evento – percorreram os pavilhões da feira em busca de oportunidades comerciais, novos relacionamentos, melhores condições de pagamento e novidades. Ao todo, cerca de 700 produtos e equipamentos foram lançados oficialmente na Expoagas 2022.
Principal novidade desta edição, a participação de 86 novas empresas em espaços menores e pré-montados, no segundo andar da feira, garantiu novos clientes à micro e pequena indústria regional. “Cumprimos nosso propósito, que era de trazer o Brasil para conhecer e impulsionar os fornecedores regionais. Temos a convicção de que em 2023 contaremos com a Fiergs para abrirmos novos espaços dentro deste Centro de Eventos e oportunizarmos a mais indústrias gaúchas esta oportunidade”, reivindica Longo.
A Agas já marcou para 27 de setembro o lançamento oficial da Expoagas 2023, que ocorrerá de 22 a 24 de agosto do próximo ano no mesmo local. “Chegaremos ao dia do lançamento comercial com 90% da feira vendida e entendemos que a entrada de novos players é fundamental. Por isso, esperamos abrir novos centros de exposição dentro dos pavilhões ou no estacionamento da Fiergs para o próximo ano, atraindo pelo menos mais 100 empresas expositoras”, sugere.
Em 2022, a Expoagas recebeu 90% das empresas supermercadistas gaúchas. O segundo estado brasileiro com maior representação foi Santa Catarina. “Tivemos cerca de 60% do faturamento do setor supermercadista catarinense representado neste evento, mas os expositores também estão relatando negócios com outros estados e até exportações”, comemora o presidente da Agas. Longo destaca, entretanto, que é necessária uma reforma tributária que descomplique as diferentes tributações estaduais e municipais. “Antigamente tínhamos o problema de contrabandos advindos de outros países, mas hoje a concorrência desleal vem dos produtos que atravessam o Rio Mampituba. A fronteira interna com Santa Catarina está trazendo disparidade. São necessários uma grande reforma tributária e um redesenho do modelo que hoje é proposto pelo Confaz”, sugestiona.
Palestras
Ocorridas durante os três dias de Convenção, as palestras foram outra atração da Expoagas 2022. A aposta, neste ano, foi em temáticas atinentes ao chão de loja dos supermercados, com melhorias de processos de gestão e de operação das lojas. “Fizemos um programa essencialmente varejista, com muito conteúdo. A Associação segue tendo um papel muito importante na capacitação do ramo de supermercados, já que nosso setor abriu mais de 25 mil empregos, somente no RS, durante a pandemia. Estamos redesenhando nossos cursos e qualificando nosso corpo docente, que hoje subiu ao palco da Fiergs para receber uma homenagem da diretoria. São 37 profissionais que estão diariamente espalhados pelo Estado levando treinamentos nas mais diferentes áreas”, reconhece o presidente.
Além das palestras magnas, que tiveram nomes como Dado Schneider, Samy Dana, Juliano Belletti e Luiz Pondé, e da programação técnica, outros pontos altos do evento foram as programações do Agas Jovem e Agas Mulher, que propuseram debates sobre gestão, liderança e empreendedorismo no ramo varejista.
Promovida desde 1981 pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a Expoagas 2022 sorteou um automóvel Renault Kwid na quinta-feira, 25, entre os visitantes que tiverem efetuado pelo menos R$ 1 mil em compras junto aos expositores, o vencedor foi o Jaja Osório Supermercado. Além do carro, foram sorteados dois celulares da marca iPhone, contemplados pelas empresas Makro Chuí (Chuí) e Atacado Menon (Sananduva). O sistema utilizado na troca de cupons e sorteios é da Nota Fiscal Gaúcha, em uma parceria entre a Associação e a Secretaria Estadual da Fazenda do RS.
O lançamento comercial da Expoagas 2023 ocorrerá no dia 27 de setembro, às 19 horas, em evento no Hotel Deville (Av. dos Estados, 1909), em Porto Alegre.