Com o intuito de ensinar adolescentes dos serviços sociais de Bento Gonçalves e ampliar seus conhecimentos sobre o futuro, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) por meio do Programa Acessuas Trabalho tem realizado oficinas sobre o “Mundo do Trabalho X Currículo”. As ações iniciaram em junho e seguem até o final deste mês, contando com a parceria dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) - SEST SENAT, AABB, Toquinha da Amizade, Carrossel da Esperança e Balão Mágico.
O trabalho é realizado com adolescentes que frequentam os serviços, e tem como objetivo a reflexão e a construção de conhecimentos na área ocupacional. Também, oportuniza aos adolescentes com idade laboral, a partir de 14 anos completos, a inserção em oportunidades de trabalho, no Programa Jovem Aprendiz. Para além, o Programa Acessuas realiza a divulgação e inclusão dos adolescentes em cursos de capacitação, de forma gratuita, conforme oferta e disponibilidade do momento.
A Coordenadora do Programa Acessuas Trabalho, Vera Piccoli, destaca que "investir na orientação dos adolescentes, quanto à iniciação no Mundo do Trabalho, são diretrizes assertivas na conquista do primeiro emprego e são aspectos abordados tanto no atendimento individual, como na modalidade grupal do Programa".
São trabalhadas temáticas como: elaboração de currículo, como se apresentar e se portar em uma entrevista, ressaltando a importância de fazer cursos e dar continuidade aos estudos.
O Secretário da SEDES, Eduardo Virissimo, ressalta a importância das atividades nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a parceria dos setores público e privado, em ações de preparação dos adolescentes para o Mundo do trabalho. “O objetivo é o fortalecimento e o alinhamento das ações junto aos jovens nesse momento tão importante, que é a busca do primeiro emprego. Ainda, colaborando com a efetivação do trabalho nas empresas, resulta em candidatos mais preparados para o espaço corporativo, bem como na ascensão da trajetória profissional de cada um”.
Mín. 13° Máx. 20°