A 30ª edição do Rally dos Sertões, a maior competição off-road do Brasil, terá o percurso mais longo de todos os tempos, tornando-se o maior rally do mundo, em trechos cronometrados. E para encarar esse desafio, a cidade de Bento Gonçalves estará representada pelo piloto Paulo César Bertolini e sua equipe, que disputam pela 14ª vez a competição, que terá início no sábado (27), em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Os competidores vão percorrer um total de 7.216 km divididos em oito etapas especiais, sendo que uma delas será a mais longa de todas já disputadas, com uma extensão de 601 km. O roteiro vai durar 15 dias, com a largada em Foz do Iguaçu e a chegada em Salinópolis, no Pará, no dia 10 de setembro. O trecho vai passar por oito Estados (Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará).
Paulo, que no início da carreira realizava Rally de Regularidade, prova automobilística na categoria RAID (Regularidade Absoluta em Itinerário Desconhecido), sempre sonhou em disputar o Rally dos Sertões. De 2003 até 2012 foram 10 participações, retornando à competição em 2019 e, agora, em 2022.
Na última edição em que disputou, em 2019, Paulo faturou o vice-campeonato na categoria Production T2. Neste ano, o piloto de Bento Gonçalves e sua equipe vão em busca do lugar mais alto do pódio, visando repetir o desempenho de 2012, quando se sagrou campeão. “Vamos participar na categoria Production T2 com a Mitsubishi L200 Triton Sport. O Rally será em torno de 7.200 km e de especiais com tempo cronometrado será de aproximadamente 4.800 km”, explica.
Para alcançar o primeiro lugar na categoria, Paulo conta com uma ampla equipe da Bertolini Racing consigo. Anderson Bertolini estará ao lado de Paulo no veículo como navegador. Robson do Amaral será o chefe da equipe, que conta com os mecânicos Márcio Brum, Adilson Paludo, André Rossatto e Vagner Conci; no apoio Ricardo Pinto; e no apoio rápido Renan Peres e Alexandre Somensi.
O piloto bento-gonçalvense Rami Sfredo, que foi campeão do Rally dos Sertões em 2019 na categoria Marathon, e ficou em 6º lugar na classificação geral entre as motos, não vai participar da edição deste ano, mas afirmou que retornará à disputa em 2023.