Em uma temporada repleta de conquistas, o morador de Bento Gonçalves Rafael Licks fechou 2022 com mais um título inédito na sua carreira como fisiculturista. O atleta se sagrou campeão de Fisiculturismo Clássico na categoria Absoluto do Mr Universe Brasil, cuja competição de nível mundial, organizada pela IFBB (Internacional of Fitness and Bodybuilding), foi realizada no último final de semana, em São Paulo.
Logo em sua estreia na competição mundial, Rafael Licks se tornou o primeiro e único atleta gaúcho da categoria Fisiculturismo Clássico a conquistar o título do Mr Universe. O campeonato contou com cerca de 200 atletas que competiram em 51 categorias. Rafael se tornou campeão na Absoluto, que contemplou todas as idades e alturas, desta forma unificando categorias.
Após 13 anos de treino de musculação e 10 anos competindo na modalidade powerlifting, Rafael estreou no fisiculturismo em 2021. Desde então o atleta conquistou inúmeros títulos, tornando-se campeão Overall do Campeonato de Estreantes, campeão Overall do Campeonato Gaúcho, campeão brasileiro e, agora, campeão do Mr Universe.
Para chegar aos títulos, Rafael destaca que foram aproximadamente 15 anos de treinamento. Hoje, no fisiculturismo, o atleta vê a sua vida transformada por meio do esporte. “Minha trajetória é um compilado de vários momentos até agora, na qual a evolução foi regra. Em cada fase eu vivi o momento. Ninguém poderá dizer que meu coração não transborda o fisiculturismo, afinal são quase 15 anos de treino”, relata Rafael Licks, que complementa:
“Nunca foi por moda, por hype, foi por pensar que eu não queria mais ser o menino pobre, fraco, que veio da roça, eu nasci para vencer na vida. Seja nos palcos ou fora, minha meta sempre é me superar, vencer a mim mesmo. Não tenho atletas adversários, são colegas do life style. O meu maior monstro é minha mente”, pondera.
Depois de uma temporada repleta de conquistas, Rafael já começa os preparativos visando o ano de 2023 com a “Offseason”. “Esse termo é utilizado para o período em que o atleta de fisiculturismo tem aporte calórico maior e treina mais pesado. Em linguagem popular, é quando "cresce" para quando se aproximar o calendário de competições do próximo ano entrar em ‘précontest’, termo utilizado para o período em que o atleta tem menor aporte calórico e fica mais seco e definido, momento para demonstrar sua real evolução de um ano para o outro”, explica o atleta.
Os títulos de Rafael Licks no fisiculturismo:
Campeão Clássic Physique Sênior acima 1,75 – Estreantes 2022
Campeão Bodybuilder Sênior até 85kg – Estreantes 2022
Campeão OVERALL Clássic Physique – Estreantes 2022
Campeão Fisiculturismo Clássico Sênior acima de 1,75 – Gaúcho 2022
Campeão OVERALL Fisiculturismo Clássico – Gaúcho 2022
Campeão Fisiculturismo Clássico acima de 1,75 – Brasileiro IFBB 2022
Campeão Fisiculturismo Clássico – ABSOLUTO - Mr Universe IFBB 2022
Mín. 13° Máx. 29°