Política Eleições 2022
Em visita a Bento Gonçalves, Onix Lorenzoni fala em choque de gestão na máquina pública
Candidato do PL esteve no CIC-BG nesta sexta-feira, 19, e falou em reduzir as atuais 27 secretarias estaduais para entre 12 a 15 pastas apenas.
20/08/2022 14h49
Por: Marcelo Dargelio

Primeiro candidato ao governo gaúcho a visitar o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), o deputado federal Onyx Lorenzoni recebeu uma carta de reivindicações da entidade com pautas para alavancar o desenvolvimento regional. Ele esteve na sede do CIC-BG no final da tarde de sexta-feira (19). Além da presidente do CIC-BG, Marijane Paese, outros membros da diretoria, empresários e lideranças setoriais convidados estiveram presentes na recepção.

O encontro reforça as prerrogativas do CIC-BG em desempenhar seu papel na sociedade, às portas de importantes eleições, como organismo aberto ao diálogo propositivo, voltado à construção de ideias e projetos que dialoguem com os anseios da classe produtiva. "Nossa entidade é favorável ao diálogo construtivo, por isso optamos por abrir nossas portas para ouvir as propostas e o plano de governo dos candidatos", disse Marijane, ao saudar a coragem de Lorenzoni em se propor à candidatura ao governo do Estado.

Ao falar sobre suas ideias para governar o Rio Grande do Sul, caso venha a ser eleito, Lorenzoni falou em desburocratização e digitalização, citando a política adotada por Jair Bolsonaro, de quem foi ministro em quatro pastas diferentes. "Precisamos tirar as pedras do caminho. Temos que enfrentar as mazelas burocráticas e ter diálogo com os empreendedores, porque não dá para cuidar dos pobres sem gerar emprego", comentou. É com diálogo que ele quer, também, encontrar as soluções para o Estado. "Vamos estar em diálogo permanente com a sociedade e entidades para construir os caminhos para o crescimento e o desenvolvimento".

Segundo o deputado, seu governo será baseado em três grandes pilares. "Segurança pública, porque estamos com o PCC instalado no Estado e o bicho vai pegar feio, então, bandido no nosso governo vai para a cadeia ou muda de profissão ou sai do Rio Grande do Sul; educação, com prioridade para a primeira infância a fim de estimular as crianças mais carentes a terem mais capacidade intelectual; e saúde, porque o sistema de atenção básica aqui no Sul não funciona", disse Lorenzoni. 

Continua após a publicidade

Onix falou em realizar um choque de gestão à frente do governo do estado. Ele pretende, caso seja eleito, enxugar a máquina pública, reduzindo as atuais 27 secretarias estaduais para no máximo 15 pastas estratégicas, onde serão colocadas pessoas de alta competência. O candidato também adiantou que pretende de imediato promover a extinção da EGR e realizar uma auditoria completa para definir o que será feito com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER).  

Após a explanação do candidato, Marijane entregou a carta com demandas do segmento econômico. No documento, aos candidatos ao Piratini, o CIC-BG reforça duas demandas que são bandeiras da atual gestão, o incentivo à qualificação profissional e o apoio à inovação. Outro importante pedido, a fim de oferecer aumento de competitividade para a indústria gaúcha, tange mudanças no sistema de substituição tributária, retirando produtos hoje presentes na lista. Além disso, o documento aborda outras pautas relevantes, como melhorias de infraestrutura no interior e no aeródromo do município, bem como estímulo ao turismo e a projetos esportivos e culturais e um sistema educacional mais profissionalizante.

 

Continua após a publicidade

As eleições gerais estão marcadas para o dia 2 de outubro. Os eleitores precisarão votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Em caso de segundo turno tanto para presidente quanto para governador, os eleitores voltarão às urnas no dia 30 de outubro.