Foram presos preventivamente, no início da noite desta sexta-feira (19), os três policiais militares envolvidos na abordagem contra Gabriel Marques Cavalheiro, em São Gabriel, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O jovem de 18 anos desapareceu após a ação policial em 12 de agosto e teve o corpo encontrado em um açude nesta sexta.
O cumprimento do mandado judicial foi feito após decisão da juíza Viviane de Freitas Pereira, da Auditoria Militar de Santa Maria, na Região Central. A magistrada entendeu existir materialidade dos delitos de abandono de pessoa que está sob seu cuidado, guarda ou vigilância e falsidade ideológica, por conta de indícios de alteração de documento público. Contudo, outros crimes podem ser verificados durante a investigação.
Segundo a Brigada Militar (BM), os investigados são um sargento e dois soldados da corporação. Sem detalhar quais, a polícia afirmou que um dos agentes tinha 16 anos de serviço; outro, 15 anos; e outro, seis anos de atuação. Os militares ficarão, a partir de agora, recolhidos e à disposição da Justiça. A audiência de custódia deve ser realizada no sábado (20). Os celulares dos agentes foram recolhidos para análise. A viatura utilizada na ação foi encaminhada para perícia.
O pedido de prisão foi feito pela própria BM e recebeu o consentimento do Ministério Público. O processo tramita sob sigilo.
Mín. 13° Máx. 29°