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Mãe e filha auxiliam na alfabetização de centenas de crianças

As atividades são realizadas em Lajeado e Garibaldi, no Rio Grande do Sul, e em Nova Mutum, no Mato Grosso, por meio do projeto Alfabeletrando da Univates.

17/08/2022 às 13h23 Atualizada em 17/08/2022 às 13h35
Por: Marcelo Dargelio
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Carla e Letícia Leidens Kunzler sentem orgulho de participarem do projeto educacional - Foto: Univates/Divulgação
Carla e Letícia Leidens Kunzler sentem orgulho de participarem do projeto educacional - Foto: Univates/Divulgação

A Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolve o projeto inovador Laboratório de Alfabetização – Alfabeletrando, que tem como objetivo melhorar o desempenho escolar de crianças que tiveram seu desenvolvimento de aprendizagem prejudicado pela pandemia de covid-19. As atividades são realizadas em Lajeado e Garibaldi, no Rio Grande do Sul, e em Nova Mutum, no Mato Grosso. 

Recentemente o Alfabeletrando completou um mês de atividades na rede municipal de educação de Lajeado. Mesmo com o projeto ainda em fase inicial, professores já percebem o avanço na leitura e escrita dos alunos beneficiados pelas aulas complementares realizadas no contraturno escolar. 

O Alfabeletrando também conecta crianças e é palco para o desenvolvimento de histórias, como a de Carla e Letícia Leidens Kunzler, mãe e filha, que atuam juntas no projeto. A dupla, que é de Arroio do Meio, se desloca a Lajeado para realizar as atividades do projeto com dezenas de crianças.  “Atuar no Alfabeletrando tem sido muito significativo, é uma experiência que nos permite conviver com as crianças em um ambiente acolhedor e de aprendizagem. Já notamos a empolgação das crianças em estar na Univates fazendo atividades diferentes, e isso é muito inspirador”, explica Letícia. Ela é estudante do curso de Letras - Português/Inglês na Univates. 

“Nunca havia pensado que eu e minha mãe trabalharíamos juntas, apesar de nós duas estarmos na área da educação. Tem sido uma experiência positiva. Por já ter trabalhado com crianças, minha mãe é uma referência para mim, então sei que se eu precisar ela irá me auxiliar. Mas não só ela, todo o grupo tem se ajudado, uma vez que nosso trabalho é coletivo”, diz a jovem. 

“Trabalhar com minha filha em uma mesma escola era uma possibilidade, mas nunca imaginei que estaríamos no mesmo projeto. A troca de vivências dentro da experiência de cada uma está sendo muito prazerosa”, completa Carla, a mãe. 

“O Alfabeletrando é um projeto lindo com um propósito potente para todos que participam dele. Poder atuar ajudando as crianças não só na alfabetização, mas também criando um vínculo de carinho por meio de um ambiente agradável, atencioso e com brincadeiras, é muito gratificante”, afirma Letícia. 

“Atuar no Alfabeletrando é uma oportunidade ímpar, é uma grande alegria e satisfação participar e contribuir com um projeto de grande alcance, que se preocupa com a aprendizagem das crianças. Fazer parte desse projeto com certeza é uma experiência valiosa na minha caminhada como educadora”, conta Carla, que estuda Pedagogia na Univates.  

“Estou atuando como monitora nas aulas que acontecem no campus da Univates. Nós somos responsáveis por auxiliar as crianças e os professores no que for necessário. Este início tem sido uma fase de adaptação para todos, mas já podemos ver que o projeto fará a diferença”, detalha a jovem. 

“Minha contribuição no projeto Alfabeletrando”, relata a mãe, “é a de um olhar sensível em relação às crianças, com carinho, atenção e auxílio no processo de leitura e escrita de forma lúdica, com muitos jogos e histórias”. 

“Sou monitora do projeto nas aulas que acontecem na Univates e também nas escolas, ajudo as professoras e as crianças no que for preciso. É um trabalho de grupo, de ajuda mútua, e estamos todos envolvidos num mesmo propósito, que é o desenvolvimento da aprendizagem das crianças”, diz Carla. 

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