A Universidade de Caxias do Sul (UCS), campus de Bento Gonçalves, prepara a chegada do curso de Enfermagem a partir de 2023. Para isso, a universidade está investido mais de R$ 1 milhão em melhorias para a implantação do novo curso. Para a concretização dos objetivos, a universidade também acompanha as determinações do Ministério da Educação que suspendeu, em 2018, a publicação de novos editais para criação de cursos de medicina por um período de cinco anos, bem como o pedido de aumento de vagas em cursos já existentes.
Em outubro deste ano, uma equipe do MEC (Ministério da Educação) fará visita ao campus de Bento para autorizar a abertura do curso – culminando com êxito um movimento iniciado ainda em 2021, quando iniciaram os estudos de viabilidade. Um dos quesitos analisados será a infraestrutura da instituição de ensino. "Por se tratar de um curso essencialmente prático e que impacta na vida das pessoas, é necessário que todos os investimentos (em laboratórios, equipamentos e insumos) estejam concretizados antes de iniciar a primeira turma. Sem isso, não há autorização por parte do MEC. Estamos trabalhando para garantir o cumprimento de todos os itens", adianta o sub-reitor do campus, Fabiano Larentis.
Os investimentos feitos no campus de Bento Gonçalves para implantar o curso de Enfermagem giram em torno de R$ 1 milhão. Boa parte está concentrada no 'Laboratório de Habilidades´, onde ficam os manequins, bonecos em que os futuros enfermeiros iniciam o desenvolvimento de suas habilidades e práticas. "Um grande facilitador é a estrutura prévia que já dispomos no Campus de Bento – a exemplo dos laboratórios já existentes para os cursos de Biologia, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Técnico em Enfermagem. Isso é consequência de um trabalho de longo prazo, que busca a excelência nos cursos na área da vida. Nesse contexto temos, ainda, no horizonte a abertura do curso de Medicina em Bento Gonçalves", adianta o sub-reitor.
A nova graduação que a UCS Bento Gonçalves deve oferecer a partir de 2023 – o curso de Enfermagem – vem com caráter essencialmente prático. "A partir do primeiro semestre o aluno já vai para visitas em campo, que respondem por 70% da formação. Do terceiro semestre em diante as disciplinas são todas feitas nos campos práticos (hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas)", explica Isabel de Melo, coordenadora do curso de Enfermagem da UCS.
Nesse sentido, as parcerias com essas instituições têm fundamental importância. "É vital que trabalhemos lado a lado com hospitais e UBSs para garantir a formação adequada desses profissionais que, depois, muito provavelmente estarão a serviço da própria comunidade, exercendo ali suas atividades", reforça o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis.
Outra característica do curso de Enfermagem é a formação interdisciplinar, que ocorre de forma integrada a outras graduações na área da vida. Há disciplinas que trabalham junto com a Medicina, Nutrição, Fisioterapia e a Psicologia, por exemplo. "O maior diferencial do curso de Enfermagem da UCS é a estrutura da Universidade, nossos laboratórios totalmente equipados com simuladores para fazer a prática realística com os alunos, o que é um aspecto excelente", pontua Isabel. O corpo docente também prima pela qualidade, composto integralmente por mestres e doutores, com vasta experiência tanto na assistência quanto no ensino, o que faz a diferença na formação.
Esse conjunto de qualidades tem reflexo direto não só na formação, mas especialmente no futuro profissional dos acadêmicos. "As últimas turmas, que formaram seus alunos nos últimos dois anos, em Caxias do Sul, estavam com todos os profissionais empregados antes do dia da colação de grau. O aluno que passa pela Enfermagem da UCS é bem recebido no mercado de trabalho, que reconhece a seriedade do curso e sua vocação para formar bons profissionais técnica e cientificamente – além do excelente trabalho na questão humana, resultando em um profissional cidadão, que faça a diferença para a sociedade", reforça a coordenadora.