13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Balcão do Primeiro Emprego é apresentado na Escola Municipal Professor Noely Clemente de Rossi

A ação ocorreu nesta quarta-feira, 10. Em quase cinco meses desde o lançamento, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico já receberam 170 currículos

11/08/2022 às 12h03
Por: Renata Oliveira Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Compartilhe:
Crédito: Rodrigo De Marco / Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Crédito: Rodrigo De Marco / Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

O projeto Balcão do Primeiro Emprego foi apresentado nesta quarta-feira, 10, para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Noely Clemente de Rossi. 

O Balcão é uma parceria do município com as empresas que desejam divulgar suas vagas para o jovem ou menor aprendiz. Pode ser acessado no https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/balcao-do-primeiro-emprego 

Em quase cinco meses desde o lançamento, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico já receberam 170 currículos, realizando 300 encaminhamentos profissionais para diversas empresas do município. Destes, pelo menos 30 jovens já foram contratados.

Através da plataforma, Balcão do Primeiro Emprego, são divulgadas as vagas de trabalho em empresas de Bento que contratam jovens para trabalharem como jovem aprendiz ou estagiários. Vagas de estágio da prefeitura também serão disponibilizadas no programa.

A EMEF Professor Noely Clemente de Rossi conta hoje com 460 alunos, com turmas até o 9º ano. A diretora do educandário, Rosângela De Toni, comentou sobre a importância da ação. “Nós almejávamos esse tipo de trabalho, através de uma palestra abordando sobre o primeiro emprego e eu queria realmente que os alunos tivessem essa oportunidade, porque sabemos que vem agregar bastante a eles. Apostamos realmente nessa experiência que vão ter, porque é importante para o futuro deles”.

A atividade contou também com a presença do jovem Bruno Simioni, de 19 anos. Natural de Concórdia, mora há aproximadamente um ano em Bento Gonçalves, e atualmente é Coordenador de Loja numa rede atacadista do município. Simioni conduziu uma conversa com os alunos sobre o mercado de trabalho, destacando a sua própria experiência profissional. “É importante termos um primeiro emprego, quem sabe como jovem aprendiz, porque é desta forma que começa a se constituir um bom cidadão, que ganha o seu próprio dinheiro através do trabalho. Por isso foi bem interessante vir aqui bater esse papo, e passar um pouco da minha experiência. Foi realmente bem gratificante”.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani, destacou sobre mais uma visita numa escola do município. “Ao longo desses meses de projeto notamos o quão importante ele é para esses estudantes. Eles estão mostrando interesse e se cadastrando, o que nos deixa muito felizes, porque sabemos que estão pensando no futuro. São os setores público e privado, unidos num único propósito, de cada vez mais desenvolver e qualificar as pessoas da nossa cidade”.

A secretária da Educação, Adriane Zorzi, também destacou sobre a importância do projeto para os estudantes dos educandários do município. “Esse projeto é fundamental para oportunizar aos alunos de terem novas possibilidades de colocação profissional. Desta forma eles podem começar a se preparar mais cedo para o mercado, e para um futuro promissor. Por isso que o Balcão do Primeiro Emprego é tão importante”.

O Diretor da CTEC, Matheus Barbosa, também ressaltou sobre os benefícios do programa. “A CTEC tem trabalhado para dar mecanismo que facilitem o acesso aos interessados a vagas de emprego, tanto para estágio quanto experiência para o jovem aprendiz. E agora estamos atuando junto para oportunizar aos interessados um primeiro emprego. É muito bacana de ver o projeto ganhar força em cada ação que realizamos”.

O Prefeito Diogo Siqueira destacou sobre a importância do projeto ser apresentado para estudantes dos educandários. “O mundo está mudando muito rápido e precisa de profissionais qualificados, por isso é importante os jovens buscarem o primeiro emprego e a qualificação e a cidade está se desenvolvendo, e as empresas estão precisando de mão de obra qualificada. Nós evoluímos muito com os desafios diários e no trabalho de cada dia vamos aprender cada vez mais”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários