As quedas são uma das maiores ameaças ao bem-estar dos idosos: a última estimativa feita pelo Ministério da Saúde revela que quase um terço dos idosos cai ao menos uma vez por ano. Isso acontece porque, quando envelhecemos, alguns fatores aumentam o risco de cair, como a fraqueza muscular, o declínio cognitivo e até o uso de medicamentos.
A boa notícia é que dá para fortalecer o corpo e a mente para reduzir as chances de tropeçar e cair. Quer saber como?
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
Faça exercícios
Escolha uma atividade física que tenha a ver com você (e com seu perfil físico) e dedique-se a ela. Além de fortalecer os músculos, aumentar a capacidade respiratória e melhorar o equilíbrio do corpo, os exercícios também deixam a mente mais atenta.
Aprenda coisas novas
Fazer as atividades cotidianas de um jeito diferente ou aprender algo novo – como pintar ou compor - são boas maneiras de manter o cérebro ativo e combater o declínio cognitivo, um importante fator de risco para quedas.
Escolha um parceiro
Na companhia de um amigo, vizinho e até do porteiro, fica mais fácil fazer as tarefas do dia a dia, especialmente as mais pesadas, como carregar sacolas ou pegar uma caixa pesada que está guardada no alto.
Respire pela barriga
Quem é mais distraído corre mais risco de escorregar, trombar e cair; uma dica para melhorar a atenção é respirar pausadamente e de maneira consciente, para manter o foco.
Mexa-se mais
Nem todo mundo precisa ser um esportista. Mas as atividades do dia a dia podem ser uma boa oportunidade para caminhar, subir escadas e mexer os músculos para manter o corpo ativo e desperto.
DR.Gerson Santa Catharina - Ortopedia de Traumatologia
Rua:José Mário Mônaco,393 sala 201- Ed. DR.CASAGRANDE
Bento Gonçalves-RS
Fone:(54)3701-1782 (54) 9 9191-2450
Mín. 14° Máx. 25°