Três homens paraguaios, de 27, 35 e 52 anos, foram presos por carregarem cocaína e dinamite em um fundo falso de uma carreta na manhã desta segunda-feira, 08 de agosto, na BR 386, em Sarandi. Estima-se que a apreensão resultou num prejuízo financeiro superior a R$ 4 milhões aos criminosos.
De acordo com as informações, a ação ocorreu durante uma operação de combate ao crime da Polícia Rodoviária Federal (PRF), quando os agentes abordaram uma carreta Scania com placas paraguaias que estava carregada com 32 toneladas de milho. O motorista viajava na companhia de outros dois homens e apresentou a documentação da carga, aparentando uma viagem normal.
No entanto, no decorrer da fiscalização os policiais encontraram dois tabletes de cocaína na cabine do caminhão. Na sequência, aprofundaram as buscas e encontraram um fundo falso no compartimento do motor. Dentro dele havia dezenas de tabletes de pasta base de cocaína, totalizando 31 quilos, além de 15 bananas de dinamite, pesando cerca de 21 kg de explosivos. Além disso, havia diversas espoletas e 20 metros de cordel detonante, que são utilizados para acionar as dinamites.
Esse tipo de material geralmente é utilizado em ações criminosas para explodir agências bancárias, cofres ou carros-fortes.
Os presos foram encaminhados à área judiciária federal para registro da ocorrência. A carreta, a droga e os explosivos foram apreendidos.