Você consegue se imaginar sentindo dores em diversas partes do corpo todos os dias? Os músculos e as articulações doem, e assim, o seu sono é prejudicado. Ao acordar, as dores permanecem. Infelizmente, muitas pessoas conhecem de perto o que é fibromialgia — as dores chegam a ser tão intensas que comprometem o desempenho e limitam as atividades rotineiras.Não há inchaço, vermelhidão ou qualquer lesão. Os exames laboratoriais parecem estar normais. Por esse motivo, o diagnóstico não é tão simples. Diante disso, há a desconfiança sobre a veracidade das dores que impossibilitam a prática das mais simples ações. Por não ser fácil a convivência com a desconfiança alheia, a pessoa pode acabar desenvolvendo um quadro de depressão, estresse ou ansiedade.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
O que é fibromialgia?
A fibromialgia é considerada uma síndrome, já que apresenta uma série de sintomas clínicos que ocorrem simultaneamente sem que haja uma causa específica determinável.Entre eles está a dor crônica generalizada, problemas de memória, fadiga e distúrbios do sono. Por causar dores intensas em vários pontos do corpo, como costas, quadris, extremidades, joelho e pescoço, é classificada como reumática.Os pacientes com fibromialgia apresentam maior sensibilidade — os estímulos dolorosos são interpretados pelo cérebro de forma exagerada, estimulando o sistema nervoso a fazer com que a pessoa sinta mais dor.
Quais são as causas?
Não há uma única causa conhecida para a síndrome. Ela pode surgir após graves eventos: trauma físico, estresse pós-traumático ou mesmo infecções por vírus e doenças autoimunes.Estuda-se que também existam causas genéticas, visto que é bastante recorrente entre pessoas de uma mesma família, principalmente em mulheres — de cada 10 pacientes com fibromialgia, 6 a 9 são mulheres entre 30 e 50 anos. Além disso, algumas doenças reumáticas podem ocasionar a fibromialgia.
Quais são os sintomas?
Os sintomas incluem dores intensas em todo o corpo, cansaço, alterações gastrintestinais, sono pouco reparador, distúrbios emocionais e formigamento nas extremidades.As dores envolvem os músculos, tendões e ligamentos. Há sensação de inchaço nas articulações, embora não se constate o edema em exames. A pessoa que possui fibromialgia pode desenvolver sensibilidade extrema ao simples toque — ou seja, possui um limiar muito baixo para a dor. Um simples abraço pode causar dores insuportáveis.
Há relatos de que a fadiga é maior pela manhã, que já acordam cansados mesmo que tenham dormido por várias horas. O sono de quem possui fibromialgia é leve, pois os pacientes normalmente não conseguem chegar no estágio 4 (o sono profundo). Além disso, acordam diversas vezes durante a noite devido às fortes dores.
Como é o tratamento para fibromialgia?
Para o correto diagnóstico, procure seu médico de confiança, relate todos os sintomas que você esteja sentindo e leve o tratamento à risca. Infelizmente, não há cura para a fibromialgia. O tratamento ideal é realizado por uma equipe multidisciplinar cujo foco é aliviar as dores, proporcionar um sono restaurador e reestabelecer o equilíbrio emocional.
Assim, há o uso de medicamentos, psicoterapia e fisioterapia. Além disso, recomenda-se que o paciente pratique exercícios, tenha hábitos saudáveis, possua dieta equilibrada e procure terapias alternativas como acupuntura, quiropraxia, hidroginástica, entre outras. Dessa forma, melhora-se muito a qualidade de vida, fazendo com que ele tenha uma vida sem limitações.Enfim, saber exatamente o que é fibromialgia é muito importante tanto para o paciente quanto para quem convive com alguém acometido por essa síndrome. Tenha em mente que, ao seguir o tratamento correto, é possível ter uma excelente qualidade de vida, aumentar o bem-estar e até eliminar as dores.
Clínica Popular Bento Gonçalves
Saldanha Marinho - 435 Galeria Solar
Ligue (54)3075-0796 ou (54) 99691-4166
Mín. 14° Máx. 25°