As cores chamam muita atenção em um look, transmitindo sensações e especialmente as características pessoais de quem as usa. A escolha dessas cores pode ser um diferencial e dar um up no visual de inverno, que com as cores neutras e os tons sóbrios usados por muitas pessoas, podem deixar as composições monótonas. Com tantos tons e estampas, a combinação de cores pode ser complicada, principalmente quando temos que pensar também no conforto e proteção das roupas.
Você pode facilitar sua escolha e se guiar na montagem de um look maravilhoso no inverno, com a técnica do círculo cromático, é possível ver a relação entre as cores; a forma como elas são exibidas possibilita entender essas relações e as combinações harmônicas de cada cor. Pensando em quem também preza pelo estilo no frio, aqui vão algumas dicas que ensinam quais cores ficam harmônicas entre si a partir de pequenas fórmulas, que vão facilitar muito na hora de combinar as cores para compor os seus looks.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
COMBINAÇÕES MONOCROMÁTICAS
É o tipo de combinação mais básico, mas isso não significa que é monótona. Os looks monocromáticos podem ser de peças da mesma cor e/ou do mesmo tom. Você pode usar cores neutras para combinações mais elegantes, ou cores vivas para composições mais alegres e casuais.Também pode-se usar peças com tons diferentes da mesma cor, deixando os looks monocromáticos mais estilosos. Outra dica para esse tipo de combinação é usar tecidos diferentes e texturas para deixar o look mais elaborado e moderno.
COMBINAÇÕES ANÁLOGAS
São feitas com duas ou três cores que são vizinhas no círculo cromático, como o verde e o azul, ou rosa e roxo. Uma dica é usar tons mais claros com tons mais escuros, como o laranja e o vinho, para equilibrar e deixar a composição mais elegante.Essas combinações compõem um visual moderno e colorido.
COMBINAÇÕES COMPLEMENTARES
São três cores que estão opostas no círculo cromático, com grande contraste entre si e, por isso, criam composições joviais e casuais, como o laranja e o roxo ou o amarelo e o azul. Aqui a dica também é usar tons diferentes, um mais claro e o outro mais escuro, para deixar o look mais elegante.As cores complementares são uma ótima aposta para quem quer inovar nos looks de inverno.
DICAS DOS ESQUIMÓS DE ESTILO
Escolha uma cor principal e faça as combinações a partir dela. Isso vai facilitar na hora de compor os looks e você pode explorar melhor cada peça, vendo as composições que ela pode gerar.Escolha peças de cor neutra para adicionar aos looks e utilize as cores nos acessórios. Assim, as composições continuam estilosas, mas ficam mais sóbrias. Combine um casaco vermelho com uma calça preta e cachecol verde, ou blusa azul, casaco marrom e gorro amarelo.
Se você quiser ousar mais, outra opção é misturar as combinações e criar looks mais elaborados. Combine uma cor complementar com uma análoga a uma delas, como o verde, vermelho e azul, ou combine dois tons da mesma cor com outra análoga, dois tons de azul e o roxo.Para looks modernos e estilosos, a dica é misturar as técnicas e incorporá-las nos acessórios.Além de mostrar que você tem muito estilo, as cores também combinam com a sua personalidade. Por isso, não esqueça de usar cores que você gosta, afinal, usar peças preferidas – aquelas queridinhas – é uma forma de se sentir bem com o seu look de inverno.
Descubra como utilizar o círculo cromático
Esquema nº 1: Combinações complementares
Cores complementares (conhecidas também como suplementares ou de contraste), são tons que estão em lados opostos uns aos outros no círculo cromático.Esse esquema de combinações funciona muito bem quando você quer que as cores criem um efeito de vida, energia e principalmente quando você quer alcançar o máximo de saturação.
Esquema nº 2: A tríade – Combinação de três cores
Está é uma combinação de três cores que estão equidistantes uma das outras dentro do círculo, produzindo um efeito de alto contraste, porém sem perder a harmonia. Esse tipo de composição cria uma sensação “vibrante” mesmo quando utilizado cores claras e sem saturação.
Esquema nº 3: Combinações análogas
Utilizando esse esquema você pode combinas de 2 até 5 cores (porém o ideal é utlizar apenas de 2 até 3), que são adjacentes umas as outras. Isso cria uma impressão de calma e simpatia.
Esquema nº 4: Combinação em fenda
Está é uma variação da combinação de cores complementares. Neste caso, você escolhe uma cor primária e duas cores complementares (tons que se encontram os dois diametralmente opostos a cor primária). O efeito criado por esse esquema tem mais contraste, porém é um pouco menos intenso.
Esquema nº 5: Combinação de quatro cores
Neste caso basta utilizar uma cor primária e duas cores complementares, além de uma cor adicional que acentua as demais
Esquema nº 6: O quadrado
Utilizando uma combinação de 4 cores equidistantes uma das outras, neste caso os tons diferem uma das outras, mas também são complementares. Isso cria um efeito de dinâmica, vividez e “diversão”.
Combinações de cores individuais
Branco: Combina com tudo, principalmente com azul, vermelho e preto;
Bege: Combina com azul, marrom, esmeralda, preto, vermelho e branco;
Cinza: Combina com fúcsia, vermelho, violeta, rosa e azul;
Rosa: Combina com marrom, branco, verde menta, oliva, cinza, turquesa, azul claro;
Fúcsia (rosa escuro): Combina com cinza, amarelo amarronzado, lima, verde menta e marrom;
Vermelho: Combina com amarelo, branco, fulvo, verde, azul e preto;
Marrom: Combina com creme, rosa, verde, bege e ciano brilhante;
Laranja: Combina como ciano, azul, lilás, violeta, branco e preto;
Amarelo: Combina com azul, lilás, ciano claro, violeta, cinza e preto;
Verde: Combina com marrom dourado, laranja, verde salada, amarelo, marrom, cinza, creme, preto e branco creme;
Ciano: Combina com vermelho, cinza, marrom, laranja, rosa, branco e amarelo;
Lilás: Combina com laranja, rosa, violeta escuro, amarelo e branco;
Preto é a cor universal: Combina com todas as outras cores, especialmente com laranja, rosa, verde salada, branco, vermelho ou amarelo.
Mín. 15° Máx. 18°