O Esportivo se sagrou tetracampeão da Divisão de Acesso de 2022. Porém, a taça segue na Federação Gaúcha de Futebol (FGF), uma vez que o resultado ainda não foi homologado por determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O alviazul aguarda o julgamento do Avenida, que ocorre nesta quinta-feira (4), o qual pode decretar o alviazul como campeão da competição estadual.
O Avenida foi denunciado por ter relacionado nove jogadores oriundos das primeiras divisões estaduais do primeiro semestre, quando no regulamento só é permitido oito, conforme o artigo 24º. O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/RS), por três votos a dois, decidiram pela permanência do Avenida no campeonato.
Os auditores da Terceira Comissão Disciplinar entenderam que o prazo da denúncia protocolada pelo São Gabriel decaiu, uma vez que foi realizada fora do prazo estipulado no artigo 169-B do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Ou seja, o mérito da questão sobre a irregularidade não chegou a ser apreciado no TJD/RS.
O São Gabriel, que efetuou a denúncia, e o Inter-SM, terceiro interessado, entraram com recurso junto ao STJD. O Lajeadense, que foi eliminado pelo Esportivo na semifinal, ingressou também como terceiro interessado, uma vez que poderia herdar a vaga no Gauchão 2023 em caso de punição do Avenida.
A sessão será realizada em plenário virtual do STJD, a partir das 11h. O auditor relator é o doutor Paulo Sérgio Feuz e o auditor presidente é o doutor Otávio Noronha.