14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Aprenda como fazer essa delícia, pé de moleque ou rapadura caseira

Com a chegada da cana de açúcar século XVI no Brasil, surge o pé de moleque conhecida também como rapadura.

15/12/2018 às 21h02
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O Pé de Moleque com mel de abelhas, havia chegado à Europa na Alta Idade Média, trazido pelos árabes em suas incursões à Península Itálica e à Península Ibérica. Dessa invenção árabe se originaram, antes do nosso doce, de "mel de cana ("rapadura", Brasileira)", o similar português de mel de abelhas, o “nogat” (nome que veio do francês), o "nougat" francês de Montélimar no Vale do Ródano "turrón" de Alicante, Valência, de Toledo, de Castuera (na Estremadura), o italiano "torrone" de Cremona, Alba Siena, Benevento, o siciliano "ciubatta" e ainda o indiano "chikki", que foi levado para o oriente pelos portugueses no início do século XVI.

No Brasil surgiu o pé de moleque em meados do século XVI com a chegada da cana de açúcar à Capitania de São Vicente, trazida pelo navegante Martin Afonso de Souza. O pé de moleque é extremamente popular no Brasil.

A cidade de Piranguinho no sul do estado de Minas Gerais é famosa pela produção artesanal do tradicional pé de moleque mineiro, a qual tem como lema ser a capital nacional do pé de moleque. Piranguinho ainda tem se destacado no cenário nacional, através festa do maior pé de moleque do mundo, que já faz parte do calendário cultural de festividades do município.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!

Nas regiões sul e sudeste do Brasil, o pé de moleque é um doce bastante relacionado às culturas caipira "QUEBRA DENTES" e na versão açoriana com mel de abelhas, mais delicado, e também mais caro, devido ao preço do mel de abelhas, e se relaciona ao pé de um moleque. Em outras regiões do Brasil, o doce sofre variações, com mistura da GARAPA AO MEL DE ABELHAS, nos ingredientes de sua fórmula. Na região nordeste do Brasil, em estados como Pernambuco e Alagoas, o pé de moleque é um bolo que faz parte da culinária junina, sempre que possível triturado ou servido na forma líquida, devido a GARAPA, ele também pode ser feito na base de massa de macaxeira acrescido de outros ingredientes como café, castanha, cravo, erva-doce entre outros, sempre com o objetivo de quebrar a resistência da GARAPA.Este pé de moleque é preparado com massa puba (massa de macaxeira que passou pelo processo de fermentação), açúcar, ovos, manteiga ou margarina, coco ralado e leite.

Após serem misturados todos os ingredientes, a massa é colocada em porções geralmente ao comprido e enrolada na folha verde da bananeira, e em seguida é assada no forno.Finalmente, deve ser diferenciado de outros doces similares, mas que não usam os mesmos ingredientes ou métodos tradicionais como a paçoca doce (que não é cozida), o gibi, o doce de leite com amendoim, o pé de moleque branco (que utiliza bicarbonato de sódio), etc.

Resultado de imagem para rapadura pe de moleque

Receita caseira Pé-de-moleque de rapadura

Ingredientes 

Rende: 25 porções

2 xícaras de rapadura picada

1 xícara de água

1 xícara de açúcar

1/2 kg de amendoim torrado e sem casca

1 lata de leite condensado

1 colher (chá) de bicarbonato e sódio

Modo de preparo

Preparo:10mins  ›  Cozimento: 20mins  ›  Tempo adicional:20mins esfriando  ›  Pronto em:50mins 

- Coloque a rapadura e a água no fogo e deixe derreter. Depois de derretida a rapadura, junte o açúcar e o amendoim, mexendo sempre até obter uma calda bem grossa.

- Acrescente o leite condensado e o bicarbonato e mexa com força durante 10 minutos.

- Retire do fogo e continue batendo com uma colher de pau até perder o brilho. Despeje no mármore untado com manteiga ou assadeira untada e deixe esfriar. Corte em quadrados.

Dica

Pode-se bater no liquidificador metade dos amendoins e deixar metade deles inteiros.

Imagem relacionada

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários