O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou sua convenção partidária que formalizou a candidatura de Edegar Pretto (PT) para o Governo do Estado e Pedro Ruas (PSOL) como candidato a vice. O evento foi realizado na manhã deste domingo, 31 de julho, em Porto Alegre. No encontro, que reuniu cerca de mil pessoas, também foi confirmado o nome do ex-governador Olívio Dutra para o Senado Federal, posição que será compartilhada com dois suplentes, um deles é Roberto Robaina (PSOL).
O ato de homologação das candidaturas foi realizado pelo presidente da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), deputado Paulo Pimenta, acompanhado dos presidentes dos partidos aliados e Luciana Genro, presidente da Federação PSOL/Rede Sustentabilidade. “Estamos confirmando as nossas candidaturas, desta chapa que será plural. E neste momento, confirmamos a candidatura do filho do Adão Pretto e da Dona Otília, lá de Miraguaí, Edegar Pretto, e o vice Pedro Ruas”, manifestou Pimenta, conclamando o público a ratificar o anúncio, por meio do agito das bandeiras.
Emocionado, Edegar Pretto chamou Pedro Ruas, Olívio Dutra e Tarso Genro para acompanhá-lo e testemunhar o ato de assinatura da carta de compromisso com os gaúchos. O documento é um diferencial da sua caminhada e foi construído a partir da escuta da população de todo o estado em 10 assembleias populares da sua pré-candidatura. “Estou aqui para firmar com vocês a minha palavra e colocar a minha assinatura numa carta de compromisso para reconstruir o nosso Rio Grande do Sul”, falou com entusiasmo.
Em três páginas, a carta lista as principais prioridades da população gaúcha e as propostas de como enfrentar os desafios de cada área para promover o desenvolvimento das regiões, a partir das suas demandas específicas. Entre os principais compromissos estão o combate à fome e à miséria, investimentos nos pequenos negócios e na agricultura, para que a geração de emprego e renda possam potencializar a economia do estado. Outro grande destaque é um maior investimento na saúde pública, para que a população não precise esperar meses por consultas e exames. A educação é outro pilar importante do documento, que prevê investimentos em melhores estruturas, alimentação nas escolas para as crianças e os adolescentes que necessitam, além da valorização de todos os profissionais ligados ao ensino.
Também participaram da convenção o senador Paulo Paim; o presidente do PV RS, Marcio Souza; o porta-voz da Rede Sustentabilidade, Andrezão Costa; o ex-governador Tarso Genro; deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, representantes de movimentos populares, militantes e apoiadores de diversas regiões do estado.
As legendas têm até o dia 5 de agosto para oficializar seus candidatos e candidatas nas eleições deste ano, e até o dia 15 de agosto para pedir os registros das candidaturas na justiça eleitoral. As convenções partidárias são uma exigência da lei eleitoral. A Federação PT, PCdoB e PV apresentou uma nominata de 88 pré-candidatos: 56 para a Assembleia Legislativa e 32 para a Câmara Federal.