O Bento Vôlei promove, neste final de semana, a quarta edição do intercâmbio esportivo e cultural com o Club de Remeros, da cidade de Mercedes, do Uruguai, para uma série de amistosos com a base feminina. O evento tem como objetivo não só ofertar dias repletos de voleibol nas quadras de Bento Gonçalves, como também oportunizar a troca de experiências por meio da cultura entre os dois países.
O Club de Remeros é um tradicional clube esportivo do Uruguai, que conta com diversas modalidades, dentre elas o remo, sendo uma das maiores potências da América do Sul, com atletas de nível olímpico. No voleibol, a equipe conta com centenas de atletas, desde a sub-11 até a sub-17 (Mirim até a categoria Infanto-Juvenil).
O intercâmbio é realizado, no momento, apenas para a categoria feminina do Bento Vôlei. As atletas recebem as jogadoras uruguaias em suas residências durante três dias, oportunizando uma troca de experiências culturais. “As meninas que vem para cá ficam hospedadas nas casas das atletas, o que gera um conflito de culturas e gera uma experiência muito rica. Esses intercâmbios propiciam um crescimento muito além de técnico e esportivo em quadra”, explica o coordenador da base do Bento Vôlei, Fernando Rabelo.
Essa é a quarta vez que os clubes promovem a ação, sendo a segunda oportunidade em que o Club de Remeros vem para Bento Gonçalves em um final de semana repleto de voleibol. “É muito legal para as uruguaias, para as nossas atletas, para o clube. Recebemos um grande envolvimento dos pais, das nossas atletas, todo mundo se emprenhando bastante junto com a diretoria. Já estamos muito felizes com o resultado. É fruto da dedicação da diretoria em tornar o clube o mais profissional possível”, pondera.
Os jogos contemplam todas as categorias de base feminina do Bento Vôlei, desde a Mirim até a Infanto-Juvenil. O clube também tem como objetivo ofertar o intercâmbio para as equipes masculinas no segundo semestre.
Experiência no comando da base feminina
Na beira de quadra, o Bento Vôlei conta com experientes profissionais para a formação de atletas. Na categoria Mirim, o ex-jogador do clube, o bento-gonçalvense Dante Trevisan, com vasta experiência no voleibol brasileiro, comanda a equipe de 11 a 13 anos de idade.
No comando das equipes Infantil e Infanto-Juvenil, o Bento Vôlei contratou a professora Helga Cordal Sasso, a qual, recentemente, esteve coordenando em quadra a equipe do Curitiba Vôlei na Superliga 2021-2022. Como treinadora, Helga possui mais de 30 anos de experiência na formação de atletas. Como jogadora, defendeu a Seleção Brasileira das categorias de base até a seleção adulta, conquistando o ouro no Sul-Americano de 1981 e a prata no Mundialito de 1982.
“Isso demonstra um pouco da mudança de visão do clube. Trouxemos a Helga que é uma profissional extremamente qualificada, reconhecida no Brasil inteiro. Fizemos um esforço bem grande para trazê-la ao Bento Vôlei e está acrescentando bastante junto com os outros professores como Dante, que comanda a Mirim, e o Everton Capitânio, que treina o infantil e o infanto-juvenil masculino, além do preparador físico Gustavo”, destaca Rabelo.
O último dia de intercâmbio ocorre no domingo (31), com jogos pela manhã no ginásio do Susfa e no ginásio Municipal Darcy Pozza. Neste sábado (30), à noite, no ginásio do Barracão, será realizado um jantar de confraternização entre as atletas de ambas as equipes.