15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Mais de 2 mil famílias do interior de Bento já estão cadastradas no GPS Rural

O GPS Rural garante a celeridade na prestação de socorro, salvamento, e também o atendimento de furto e roubo na área rural. Cada propriedade rural também recebe uma placa de identificação com um código de cadastramento.

27/07/2022 às 18h07 Atualizada em 27/07/2022 às 22h29
Por: Renata Oliveira Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Compartilhe:
Ao longo das próximas semanas serão cadastradas famílias da Linha São Luiz, Natividade, Linha de Mari, concluindo os trabalhos na Eulália Alta e baixa. Crédito: Rodrigo de Marco
Ao longo das próximas semanas serão cadastradas famílias da Linha São Luiz, Natividade, Linha de Mari, concluindo os trabalhos na Eulália Alta e baixa. Crédito: Rodrigo de Marco

Em abril, a Prefeitura de Bento Gonçalves iniciou a primeira parte da implantação do GPS Rural (que consiste num sistema de georreferenciamento por satélite que funciona de forma offline bastando apenas cadastrar as propriedades rurais), nas localidades do interior do município. Os trabalhos iniciaram pelo distrito de Tuiuty, onde foram cadastradas 1407 propriedades. Em junho o mapeamento começou a ser feito em Faria Lemos, e em pouco mais de um mês já foram cadastradas aproximadamente 800 propriedades, completando 2.207 casas no sistema.  

O projeto é uma realização das secretarias de Segurança Pública, Desenvolvimento da Agricultura e Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC). O sistema não vai ter custo para o cidadão.

Nesta terça-feira, 27, o secretário da Agricultura, Volnei Christofoli esteve, juntamente com o subprefeito de Faria Lemos, Luiz Carlos De Mari, acompanharam o mapeamento de famílias da Linha Ferri, em Faria Lemos. Ao longo das próximas semanas serão cadastradas famílias da Linha São Luiz, Natividade, Linha de Mari, concluindo os trabalhos na Eulália Alta e baixa.

Irrno Argenta, morador da comunidade comentou sobre o cadastramento de sua residência. “É um trabalho maravilhoso para todos os agricultores. Eu ouvia o pessoal falando desse serviço, e agora fazendo o cadastro da nossa propriedade a gente se sente até mais seguro, caso, futuramente a gente necessite de uma emergência”.

Dona Anair Speranza Ferri, também teve sua residência cadastrada no sistema, e se diz aliviada por ter seus dados cadastrados no GPS Rural. “É importante porque às vezes a gente precisa do SAMU, e nos perguntam sobre a localização e tudo, e isso faz com que demore um pouco a chegada deles. É bem interessante porque vai facilitar bastante e nos dar mais segurança”.

Seu Remi Tonet também comentou sobre o serviço. “Para nós é muito importante porque se a gente precisar de ambulância ou polícia, vamos ser atendidos mais rapidamente porque vão ter a nossa localização”.

O subprefeito de Faria Lemos destacou sobre o serviço estar sendo feito no distrito e a relevância para toda a comunidade. “Para nós é importante e fundamental para o interior, porque tem toda a questão de localização e contato com as forças de segurança. Isso tudo faz a diferença para os moradores locais e que, por ventura, venham necessitar de um atendimento de emergência”.

Para o secretário da Agricultura, Volnei Christófoli “o GPS Rural é uma ferramenta a mais que está sendo levada para o interior, e que é pioneira aqui no Rio Grande do Sul. É realmente um orgulho estarmos implantando o serviço em nossas comunidades”.

O secretário de Administração e diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação - CTEC, Matheus Barbosa, destacou que “a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação - CTEC continua fornecendo todo o suporte técnico para que os trabalhos continuem em andamento, com o cadastramento das propriedades rurais. Os próximos distritos a serem cadastrados serão o de São Pedro e Vale dos Vinhedos”.

Sobre o GPS Rural

Esse procedimento garante a celeridade na prestação de socorro, salvamento, e também o atendimento de furto e roubo na área rural. Cada propriedade rural também recebe uma placa de identificação com um código de cadastramento.

Neste primeiro momento estão sendo mapeadas e cadastradas todas as propriedades rurais do Município, bem como as suas respetivas sedes, criando um Ponto Geográfico. O mesmo será feito das vias, estradas (principais, secundárias, que dão acesso às comunidades, assim como os pontos de referência, como escolas, igrejas e comunidades).

Como irá funcionar

Ao solicitar o atendimento, que além do 3º Bpat, através da Patrulha Rural, engloba o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, o morador só precisa informar o código. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números.

Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido a chamada, acelerando o deslocamento da equipe responsável pela prestação do serviço. Essa identificação será utilizada também pelos serviços do município, como forma de encontrar, com maior rapidez, a família ou propriedade que necessita do atendimento público.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários