Saúde Covid-19
População de Bento Gonçalves abandona a vacina contra a Covid-19
Mais de 40 mil pessoas ainda não tomaram a terceira dose de imunização e muitos não pretendem tomá-la. Situação é ainda pior com as crianças.
27/07/2022 10h52 Atualizada há 2 anos
Por: Renata Oliveira
Jovens de 18 a 29 anos foram um dos grupos que menos tomaram a terceira dose. Crédito: Reprodução

Mesmo com o fim do decreto da pandemia de Covid-19, a vacinação ainda é importante. No momento, Bento Gonçalves está com 81,8% da população vacinada, mas há muitos que não completaram o ciclo vacinal nem com a segunda dose. Mais de 40 mil pessoas deixaram de se imunizar após o primeiro ciclo de vacinação (1ª + 2ª dose). A maioria deles, não pretende realmente tomar a vacina.

O número de pessoas com o esquema vacinal completo (D1+D2) é de 97.726 dos 101.308 que fizeram a primeira dose. A parcela que está com o menor indíce, sem contar as crianças, é da faixa etária dos 18 aos 29, com 82% de vacinados.

A terceira dose foi feita apenas por 57.064 pessoas. Quem menos tomou a dose de reforço foram os idosos de 80 anos ou mais, com apenas 2.037, e os jovens, com idade entre 18 e 29 anos, com apenas 6.504 doses aplicadas. Para um comerciante bento-gonçalvense, de 45 anos, que não tomou a dose de reforço, a justificativa foi a falta de tempo para ir ao postinho. “Trabalho direto e os horários que oferecem para a vacinação são bem limitados, então acabo não conseguindo ir fazer a dose de reforço,” revelou o comerciante. 

E se a vacinação dos adultos está incompleta, entre crianças e adolescentes os dados são ainda mais preocupantes. Até o momento, foram apenas 46,4% (equivalente a 4.138) com o ciclo vacinal completo da faixa etária dos 12 aos 17 anos, e dos pequenos de 5 a 11 anos, somente 17% (sendo 1.535). Mãe de uma menina de 6 anos, uma comerciária afirmou que não levou e não levará a filha para vacinar. Segundo ela, as filhas de duas vizinhas tiveram reações fortíssimas e uma delas foi parar até no hospital após fazer a aplicação. "Não levarei minha filha para vacinar, pois não acredito na eficácia desta vacina", relatou a mulher.

Continua após a publicidade

Oferta de vacina não falta no município

O problema realmente é a falta de vontade da população em se vacinar. Os moradores de Bento Gonçalves, em sua maioria, abandonaram a vacina. Mesmo assim, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua oferecendo todas as doses para imunização. Atualmente, as vacinas são oferecidas nas unidades de saúde do Maria Goretti, Eucaliptos, Licorsul, São Roque, Central, Zona Sul, Progresso II, Zatt e Conceição, no horário das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min para os adultos.  

Já as crianças de 5 até 11 anos realizam a vacinação nas Unidades Central, Centro de Referência Materno Infantil e Unidade Zona Sul (Botafogo) e Zatt das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min, de segunda a sexta-feira. Crianças de 03 e 05 anos podem agendar a imunização no Centro de Referência Materno Infantil, telefone 3055. 8555.

Continua após a publicidade

Que dose devo tomar?

Segunda dose

Coronavac para quem fez a primeira dose há 28 dias. 

Pfizer para quem fez a primeira dose há oito semanas. 

Astrazeneca/Covishield para quem fez a primeira dose há oito semanas.

Dose de reforço

Para dose de reforço podem procurar o serviço de saúde pessoas com mais de 18 anos que realizaram a segunda dose (Pfizer, Coronavac, Astrazeneca/Covishield, Jansen) no intervalo de quatro meses.

Adolescentes de 12 até 17 anos imunocomprometidos, que podem fazer a dose reforço após 08 semanas da segunda dose.

Quarta dose

Pessoas acima de 40 anos, que realizaram a terceira dose há mais de quatro meses.

Pessoas acima de 18 anos, imunossuprimidas, que realizaram a terceira dose há mais de quatro meses.