Região Crime contra a fauna
Homem é preso vendendo pássaros silvestres ilegalmente em Veranópolis
A prisão ocorreu após o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) receber uma denúncia anônima sobre o crime.
25/07/2022 08h40 Atualizada há 2 anos
Por: Renata Oliveira
Foto: Comunicação Social do 3º BABM

Um homem, de 37 anos, foi preso comercializando animais silvestres (pássaros) na cidade de Veranópolis, neste domingo, 24.

De acordo com a ocorrência, após o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) receber uma denúncia anônima sobre o indivíduo, uma guarnição foi até o endereço indicado. Chegando no local, avistaram dois homens conversando em frente ao imóvel. Um deles estava em um veículo com a porta aberta. Ao aproximarem-se, o outro individuo correu para o interior da residência, sendo então acompanhado pela guarnição e logo na entrada da casa, o individuo abriu duas gaiolas e soltou dois pássaros. 

Diante disso, deram voz de abordagem e tentaram deter o individuo, o qual não obedeceu e ofereceu resistência a revista e algemação, tendo empurrado um policial militar, sendo necessário uso moderado da força para contê-lo. 

Após conseguirem efetuar revista e algemação, constataram que no local haviam mais 13 pássaros silvestres, trancados em gaiolas. Este alegou possuir licença, mas não apresentou aos policiais. 

Continua após a publicidade

Na residência também haviam três alçapões para captura de animais, sendo um deles para tatus e outros dois para pássaros, e também uma motosserra (sem licença de porte e uso de Lista de Preços Unitários-LPU), que também restou apreendida juntamente com os pássaros, conforme Termo de Apreensão. 

Diante do fato, foi dada voz de prisão ao acusado, com antecedentes policiais, e conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves, para os procedimentos cabiveis. Foi realizado o levantamento fotográfico, georreferenciamento e boletim de atendimento.