Depois de 10 anos, o Esportivo repetiu o feito de 2012 e se sagrou campeão da Divisão de Acesso de 2022. Diante de um público de mais de 6 mil torcedores, o alviazul superou o Avenida pelo placar de 1 a 0, com gol de João Pedro, coroando o retorno à elite do futebol gaúcho com o tetracampeonato da Série A2, conquista que se soma as de 1969, 1999 e 2012.
Apesar da conquista, o Esportivo não levantou a taça da competição, uma vez que, por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD, a final não teve homologado/declarado o campeão, nem foi atribuída entrega de troféus ou medalhas pela FGF até decisão final do Pleno do STJD, que vai julgar o Avenida por irregularidade na primeira fase.
O jogo:
No jogo de ida, as equipes ficaram no empate em 1 a 1, em Santa Cruz do Sul. Ou seja, o vencedor da partida de volta, consequentemente, ficaria com o título da Divisão de Acesso. O técnico Carlos Moraes escalou Chicão na zaga no lugar de Cleiton, que se machucou no treino. No ataque, João Pedro, autor do empate no primeiro confronto, foi titular.
O Esportivo começou pressionando os visitantes. Logo nos primeiros minutos, Cris Magno obrigou o goleiro adversário a fazer grande defesa. Aos 14 minutos, João Pedro recebeu passe de Caio Vieira e, dentro da área, girou para bater arrematar com precisão para balançar as redes, 1 a 0.
O time comandado pelo técnico Carlos Moraes, que estava suspenso na partida, seguiu melhor e criando boas oportunidades para ampliar a vantagem. Em nova chance de João Pedro, o atacante parou no zagueiro Micael, que tirou a bola em cima da linha para evitar o segundo gol alviazul. Na etapa inicial, o Avenida pouco agrediu o Esportivo, que controlou a posse de bola.
Na etapa derradeira, o Avenida se jogou para o ataque em busca do empate, e passou a oferecer mais espaço para o Esportivo contra atacar. O time visitante chegou com perigo com Micael, com Copetti fazendo boa defesa. O Esportivo respondeu posteriormente com João Pedro, que recebeu cruzamento de Wallacer, cabeceando rente ao travessão.
O Avenida tentou pressionar nos minutos finais, porém sem efetividade. O alviazul segurou o placar favorável até o apito final de Leandro Vuaden para se sagrar tetracampeão da Divisão de Acesso.
Ao final do confronto, o Esportivo comemorou, junto com o torcedor, o título, mesmo sem a taça da Divisão de Acesso. A torcida se juntou aos atletas e comissão técnica no gramado do Estádio da Montanha dos Vinhedos para fazer a festa da conquista estadual.
Antes da partida, o Esportivo homenageou o técnico Carlos Moraes, que completou, nesta temporada, 50 jogos sob o comando do alviazul, conquistando dois acessos e dois títulos: o título do Interior do Gauchão de 2020 e, agora, a Divisão de Acesso de 2022. O treinador recebeu uma camisa com o número “50” e uma placa alusiva ao feito sob o comando do clube.
Ficha da partida:
Esportivo 1 x 0 Avenida – Final da Divisão de Acesso 2022
Esportivo: Copetti, Márcio Lima (Wagner), Chicão, Tairone e Magal; André Oliveira, Fabrício Lusa, Hippólito (Wallacer) e Cris Magno (Iury); Caio Vieira (Talles Cunha) e João Pedro (Pepeto) – Técnico: Carlos Moraes (auxiliar técnico Everson Aguiar comandou a equipe na beira do campo)
Avenida: Rodrigo, Lucas Lopes, Micael, Jessé e Raphael (Matheus); Jhonata, Carrilho, Totto (Alexandre); Arisson (Xandy), Dandan (Ayala) e Tadeu (Léo Bahia) – Técnico: Márcio Nunes
Gol: João Pedro 14’ 1T