Esporte CAMPEÃO
É Tetra: Esportivo coroa o acesso com o título da Série A2
Com gol de João Pedro, alviazul se sagra campeão da Divisão de Acesso de 2022 diante do seu torcedor, que esteve presente em peso no Estádio Montanha dos Vinhedos.
24/07/2022 20h30
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Fotos: Kévin Sganzerla

Depois de 10 anos, o Esportivo repetiu o feito de 2012 e se sagrou campeão da Divisão de Acesso de 2022. Diante de um público de mais de 6 mil torcedores, o alviazul superou o Avenida pelo placar de 1 a 0, com gol de João Pedro, coroando o retorno à elite do futebol gaúcho com o tetracampeonato da Série A2, conquista que se soma as de 1969, 1999 e 2012. 

Apesar da conquista, o Esportivo não levantou a taça da competição, uma vez que, por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD, a final não teve homologado/declarado o campeão, nem foi atribuída entrega de troféus ou medalhas pela FGF até decisão final do Pleno do STJD, que vai julgar o Avenida por irregularidade na primeira fase. 

O jogo:

No jogo de ida, as equipes ficaram no empate em 1 a 1, em Santa Cruz do Sul. Ou seja, o vencedor da partida de volta, consequentemente, ficaria com o título da Divisão de Acesso. O técnico Carlos Moraes escalou Chicão na zaga no lugar de Cleiton, que se machucou no treino. No ataque, João Pedro, autor do empate no primeiro confronto, foi titular. 

Continua após a publicidade

O Esportivo começou pressionando os visitantes. Logo nos primeiros minutos, Cris Magno obrigou o goleiro adversário a fazer grande defesa. Aos 14 minutos, João Pedro recebeu passe de Caio Vieira e, dentro da área, girou para bater arrematar com precisão para balançar as redes, 1 a 0. 

Foto: Kévin Sganzerla

O time comandado pelo técnico Carlos Moraes, que estava suspenso na partida, seguiu melhor e criando boas oportunidades para ampliar a vantagem. Em nova chance de João Pedro, o atacante parou no zagueiro Micael, que tirou a bola em cima da linha para evitar o segundo gol alviazul. Na etapa inicial, o Avenida pouco agrediu o Esportivo, que controlou a posse de bola. 

Na etapa derradeira, o Avenida se jogou para o ataque em busca do empate, e passou a oferecer mais espaço para o Esportivo contra atacar. O time visitante chegou com perigo com Micael, com Copetti fazendo boa defesa. O Esportivo respondeu posteriormente com João Pedro, que recebeu cruzamento de Wallacer, cabeceando rente ao travessão. 

Continua após a publicidade

O Avenida tentou pressionar nos minutos finais, porém sem efetividade. O alviazul segurou o placar favorável até o apito final de Leandro Vuaden para se sagrar tetracampeão da Divisão de Acesso. 

Ao final do confronto, o Esportivo comemorou, junto com o torcedor, o título, mesmo sem a taça da Divisão de Acesso. A torcida se juntou aos atletas e comissão técnica no gramado do Estádio da Montanha dos Vinhedos para fazer a festa da conquista estadual. 

Foto: Kévin Sganzerla

Antes da partida, o Esportivo homenageou o técnico Carlos Moraes, que completou, nesta temporada, 50 jogos sob o comando do alviazul, conquistando dois acessos e dois títulos: o título do Interior do Gauchão de 2020 e, agora, a Divisão de Acesso de 2022. O treinador recebeu uma camisa com o número “50” e uma placa alusiva ao feito sob o comando do clube. 

Ficha da partida:  

Esportivo 1 x 0 Avenida – Final da Divisão de Acesso 2022

Esportivo: Copetti, Márcio Lima (Wagner), Chicão, Tairone e Magal; André Oliveira, Fabrício Lusa, Hippólito (Wallacer) e Cris Magno (Iury); Caio Vieira (Talles Cunha) e João Pedro (Pepeto) – Técnico: Carlos Moraes (auxiliar técnico Everson Aguiar comandou a equipe na beira do campo)

Avenida: Rodrigo, Lucas Lopes, Micael, Jessé e Raphael (Matheus); Jhonata, Carrilho, Totto (Alexandre); Arisson (Xandy), Dandan (Ayala) e Tadeu (Léo Bahia) – Técnico: Márcio Nunes 

Gol: João Pedro 14’ 1T