Com três meia maratonas no currículo, o bento-gonçalvense apaixonado pelas corridas, Roberto Carraro, iniciou a sua preparação para a concretização de um sonho: completar uma maratona. No entanto, foi acometido pela Covid-19, o que o levou à UTI e a uma intensa e complicada recuperação. Neste ano, Roberto conseguiu voltar a correr e retomou a sua preparação para, então, realizar o sonho de completar os 42 km da 37ª Maratona Internacional de Porto Alegre de 2022 em “homenagem à vida”.
No final do mês de fevereiro de 2021, Roberto pegou a Covid-19 e teve 60% dos seus pulmões comprometidos, o que o levou para a UTI. “Fui acometido pelo coronavírus e fui parar na UTI, onde fiquei 16 dias internado e mais 15 dias em casa para me recuperar. Graças a minha atividade esportiva, de acordo com os médicos, eu consegui escapar. Fiquei vários meses sem correr e só retornei em janeiro deste ano para me preparar para cumprir esse sonho”, relata.
Após se recuperar da Covid-19, Roberto explica que teve que reaprender a caminhar. Aos poucos, a sua rotina de treinamento retornou e, um ano depois, com a ajuda de profissionais e, sobretudo, com a motivação dos amigos e familiares, superou os seus próprios limites para concretizar o seu sonho.
“Foi uma extrema sensação de dever cumprido. Era um objetivo meu me preparar em homenagem à vida, por ter superado essa dificuldade que passei, completando essa prova de maratona”, destaca.
Roberto intensificou a preparação, nos últimos quatro meses que antecediam a prova, com treinos diários. Durante a prova de 42 km pelas ruas da capital, nos últimos oito quilômetros, como relata Roberto, as pernas já não respondiam, porém, os pensamentos em completar a prova após ter sua vida salva justamente pelo esporte foram os principais combustíveis para alcançar a linha de chegada.
Para 2023, Roberto já confirmou a sua presença e espera alcançar novas metas em maratonas. Quando uma pessoa tem um objetivo, tem disciplina, foco e realmente quer superar os seus limites, ela consegue, porém é preciso colocar essa determinação lá no alto e querer muito”, comenta o bento-gonçalvense.
Mín. 13° Máx. 29°