A EMEF Anselmo Luigi Piccoli vem promovendo vários projetos com seus alunos nos últimos meses. Agora, com o objetivo de desenvolver o pensamento lógico e despertar o interesse por atividades interdisciplinares, a escola traz o projeto “Robótica na sala de aula” com os estudantes de 6º ao 9º ano. As aulas ocorrem semanalmente, sendo planejadas pelos professores de todos os componentes curriculares, com auxílio do professor de Ciências e assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Luís César Minozzo.
"As aulas de robótica complementam o ensino da sala de aula e tornam o aluno mais colaborativo e cooperativo. Além disso, é possível perceber que os alunos se sentem estimulados a analisar e solucionar os problemas enfrentados durante as atividades, ao mesmo tempo em que os professores, com o trabalho em equipe, percebem claramente a evolução de cada um, de forma interdisciplinar", ressalta Minozzo.
Além do desenvolvimento pessoal e do respeito às ideias, também é incentivado o trabalho em equipe, buscando soluções para os desafios, fazendo com que o aluno possa vivenciar, na prática, os conhecimentos teóricos aprendidos nos livros e na sala de aula. O projeto iniciou em 2022 e já conta com kits de robótica.
De acordo com a diretora do educandário Janete Maria Sachett, "esse projeto iniciou com o propósito de inovar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores na escola. No início do ano recebemos um recurso financeiro em parceria com a Vara de Execuções Criminais e adquirimos os primeiros Kits. Iniciamos o projeto em março e até o final do ano pretendemos contemplar todas as turmas".
As ferramentas de robótica educacional proporcionam o alinhamento da teoria à prática, tornando as competências da BNCC trabalhadas em sala de aula mais significativo e interessante para os estudantes.
Motivados pelo trabalho iniciado pelo professor Luís, outros professores se envolveram na proposta. Um exemplo, foi o trabalho realizado no componente de Arte, onde os alunos do 9º ano participaram de um concurso para escolha do logo que identificará o espaço. O concurso teve como vencedor o trabalho realizado pela aluna Elisa Rossetto.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, destaca que "o trabalho realizado na escola é exemplo de busca por uma educação significativa e inovadora, onde o aluno protagoniza a construção do seu conhecimento, através do fazer".
Mín. 13° Máx. 29°