Com a presença dos melhores atletas do boxe brasileiro, com direito a medalhistas olímpicos e ídolos do esporte brasileiro, a atleta de Bento Gonçalves, Maguiane de Souza, imergiu no mundo da modalidade na disputa do Campeonato Brasileiro, no Velódromo do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. A pugilista, de 32 anos, atual campeã estadual, integrou a equipe da Seleção Gaúcha no torneio e, apesar de não ter alcançado o pódio, agregou muita experiência e conhecimento.
Maguiane se sagrou campeã do Campeonato Estadual de Boxe no mês passado na categoria até 66 kg, e foi vice-campeã na categoria até 75 kg. Com os resultados, a atleta garantiu uma vaga na Seleção Gaúcha para disputar, de forma inédita, o campeonato nacional.
De acordo com a pugilista, a participação no Brasileiro contribuiu para a sua experiência no boxe. “Disputar o Brasileiro foi a sensação mais incrível e magnífica da minha vida. Foi uma imersão ao boxe. Não consigo descrever em palavras o turbilhão de sentimentos”, comenta.
Maguiane encarou no Campeonato Brasileiro Renata Santana, pugilista cearense detentora de quatro títulos brasileiros e que treina na Seleção Brasileira de Boxe.
“Travei, mas não tive medo. Foi uma alegria, uma coisa muito magnífica, surreal, extraordinário. Com essa imersão vi que o boxe é outro nível. Na nossa cidade sofremos muito preconceito, por ser mulher, por morar sozinha, pela minha orientação sexual, mas lá é outro mundo, no boxe são todos iguais. Conheci todo mundo da seleção brasileira, os técnicos, tirei fotos com eles, são muito educados e super gente boa”, relata.
A atleta teve a oportunidade de conhecer grandes atletas do boxe brasileiro, como Beatriz Ferreira, medalhista de prata nas Olimpíadas Tóquio 2020, Bárbara Machado, o técnico Keno Machado, Esquiva Falcão, medalhista de prata nas Olimpíadas de Londres 2012, além do lutador de MMA, José Aldo.
Mín. 13° Máx. 29°