Bento Gonçalves está se tornando um exemplo quando o assunto é causa animal depois de tantas polêmicas. Em apenas poucos meses da reestruturação do setor no município com a criação do Bento-Pet, já foram realizadas mais de 2 mil castrações, cerca de 80 atendimentos pelo Samu PET e a novidade do momento é a Farmácia PET, que irá oferecer medicamentos para os animais de estimação de pessoas de baixa renda e cães e gatos que vivem em situação de rua ou abandono.
Desde março, já foram feitas 2392 castrações, com mutirões e busca ativa nos bairros Zatt, Ouro Verde, Fátima e Santa Helena e Vila Nova. Com a implantação do Samu Pet, já foram atendidos 83 casos de urgência e emergência, alcançando animais vítimas de maus-tratos ou atropelamentos.
E a Farmácia PET chega como um novo passo na caminhada da causa animal no município. No local, ainda não definido e sem data de inauguração, as pessoas vinculadas aos cadastros de baixa renda do Governo Cadastro Único (CadÚnico), Bolsa Família, etc, poderão agendar um atendimento para seus animais, dependendo da gravidade do caso, e assim, conseguir as medicações de forma gratuita. Outros tipos de situações poderão retirar a medicação sem prescrição, já que os remédios que serão oferecidos não têm tanta complexidade.
Neste primeiro momento, só serão atendidos animais Sem Raça Definida (SRD), devido o custo dos remédios para cães e gatos de raça.
Medicamentos que serão oferecidos:
- Vermífugo;
- Anti-pulga;
- Remédios simples;
- Anti-inflamatórios;
- Analgésicos;
- Anti-térmicos.
Também foi contratado, através de edital, um espaço para hospedagem de animais em situação de maus-tratos e bravios. O critério para utilização é a comprovação da fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente.
O secretário-adjunto de Saúde, Gilberto Junior, ressaltou a nova realidade para área no Município. “É um setor que foi completamente reformulado e hoje apresenta uma nova realidade para causa animal. Estamos ativamente trabalhando com as equipes, conhecendo a realidade das famílias e auxiliando em casos graves. E nas próximas semanas serão apresentadas novas ações para causa”, destaca.
O programa é realizado pela Secretaria da Saúde e conta com o apoio e auxílio da Secretaria de Meio Ambiente.
Mín. 13° Máx. 29°