Esporte Decisão
Vale o título: confira as campanhas de Esportivo e Avenida na Divisão de Acesso
Finalistas se classificaram na primeira fase como as duas piores campanhas e, agora, decidem a final da competição estadual após garantirem o acesso à elite.
14/07/2022 17h18 Atualizada há 2 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Kévin Sganzerla/NB e Alencar da Rosa

Em 2019, o Esportivo conquistou o acesso à elite do futebol gaúcho, porém o título da Divisão de Acesso ficou com o Ypiranga de Erechim. Em 2022, o alviazul, do técnico Carlos Moraes, que levou o clube de volta à primeira divisão pela segunda vez, almeja levantar a taça que faltou no ano do centenário do clube. Para isso, no entanto, o time de Bento Gonçalves terá que bater na final o Avenida, de Santa Cruz do Sul. 

Esportivo e Avenida vão decidir a final da Série A2 de 2022. As equipes se classificaram na primeira fase com as piores campanhas do campeonato. No entanto, na fase de mata-matas, os clubes se sobressaíram e garantiram as suas vagas à elite do futebol gaúcho. O alviazul volta à primeira divisão logo após ter caído, em 2021. O Avenida, por sua vez, retorna depois de três anos na Divisão de Acesso. 

Na fase classificatória, os finalistas somaram o mesmo número de pontos. O Esportivo terminou na 4ª colocação com 21 pontos conquistados, sofrendo uma única derrota até então na competição estadual. O Avenida também fez 21 pontos e ficou com o 4º lugar do grupo B, com 5 vitórias, 6 empates e 3 derrotas. 

No final da primeira fase, o Avenida correu o risco de perda de pontos por descumprir o regulamento da competição ao utilizar um número de atletas que haviam atuado na primeira divisão dos campeonatos regionais do primeiro semestre acima do permitido. No entanto, o clube foi absolvido, uma vez que a denúncia feita pelo São Gabriel e pelo Inter-SM foi realizada após o término da fase classificatória, ou seja, fora do prazo cabível. 

Continua após a publicidade

Na fase de mata-matas, o Esportivo eliminou o Santa Cruz nas quartas de final, com uma vitória em casa, por 1 a 0, e um empate em 0 a 0 longe de seus domínios. Na decisão pelo acesso, o alviazul bateu o Lajeadense com uma vitória em Bento Gonçalves, por 1 a 0, e um empate em Lajeado, em 1 a 1.

O Avenida passou pelo Veranópolis, nos pênaltis, nas quartas de final. No jogo de ida, o time do técnico Márcio Nunes venceu o Pentacolor por 1 a 0. O VEC deu o troco na mesma moeda na partida de volta, levando a decisão para as penalidades, nas quais o time de Santa Cruz do Sul conquistou a classificação. Na disputa pelo acesso, após um empate fora de casa e uma vitória no Estádio dos Plátanos, o Avenida eliminou o Passo Fundo, voltando à primeira divisão e garantindo a vaga à final. 

Na somatória da campanha, o Esportivo leva a melhor e, por isso, terá a vantagem de decidir em casa o segundo confronto da final. O alviazul, do técnico Carlos Moraes, tem 6 vitórias, 11 empates e uma única derrota, vindo de 16 jogos de invencibilidade. O time de Bento Gonçalves anotou 18 gols e sofreu 13 gols ao longo do campeonato.  

Continua após a publicidade

O Avenida conquistou 7 vitórias, 7 empates e sofreu 4 derrotas. A equipe do Periquito anotou apenas 12 gols em 18 jogos, porém sofreu somente 9 gols na competição, sendo detentor da melhor defesa da Divisão de Acesso. 

A decisão:

O jogo de ida ocorre neste domingo (17), às 15h, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. A partida de volta deve ser realizada também no domingo (24), no Estádio Montanha dos Vinhedos.

Serviço de jogo:

Avenida x Esportivo – FINAL da Divisão de Acesso (jogo de ida)

Data e horário: 17/07 – 15h

Local: Estádio dos Eucaliptos, Santa Cruz do Sul

Transmissão: FGF TV