Dando continuidade ao trabalho com os livros SET Brasil, nesta semana a Secretaria de Educação municipal de Bento Gonçalves iniciou a segunda etapa da entrega do material. Serão contemplados, aproximadamente 10 mil alunos de Maternal II ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A implantação da nova caminhada pedagógica na rede municipal de ensino começou em janeiro de 2022, com a entrega dos primeiros materiais do SET Brasil, que são livros padronizados, os quais atendem a necessidade constante de qualificação nas escolas.
Foram realizadas formações para equipes diretivas, educadores infantis e professores. Ainda ao longo do primeiro semestre, o município recebeu o acompanhamento dos assessores pedagógicos da Editora Moderna, responsável pelo material, com o objetivo de subsidiar o corpo docente e as equipes pedagógicas.
A diretora Ivanete Dal’Osto, da EMEF Liette Tesser Pozza, ressalta que "esse material está sendo uma excelente ferramenta para o processo ensino-aprendizagem para toda a comunidade escolar, professores, alunos e, também, para os familiares que estão conseguindo acompanhar melhor o desenvolvimento dos seus filhos. É um material rico e tem habilidades e competências necessárias aos nossos educandos. Ainda estamos num período de adaptação, mas estamos nos sentindo seguros principalmente com o apoio da Secretaria de Educação e da Editora Moderna”.
O aluno da mesma escola, Felipe Ferreira Fagundes, do 5º ano, está curtindo o novo material e o aprendizado está sendo bom. Ele destaca que “tem muito conteúdo novo, tem muitas coisas interessantes e podemos marcar no próprio livro que é uma coisa que eu gosto de fazer”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi destaca que “o trabalho realizado neste ano, a partir do material do Set Brasil, da orientação e acompanhamento dos assessores pedagógicos da Secretaria de Educação, foi possível fazer um mapeamento das defasagens de aprendizagens, o que possibilitou pensar e organizar estratégias de trabalho e confirmar que o material do SET Brasil é uma ferramenta que enriqueceu o trabalho dos professores e favoreceu a aprendizagem dos educandos”.