No jogo em que completou 50 jogos sob o comando do Esportivo, o técnico Carlos Moraes comemorou com um grande feito para a história do alviazul: a conquista do acesso à elite do futebol gaúcho. Em três temporadas à frente da equipe de Bento Gonçalves, o treinador soma dois acessos, em 2019 e 2022, sendo o primeiro técnico a protagonizar tal fato na história do clube, além do Título do Interior do Campeonato Gaúcho, em 2020.
Em 50 jogos oficiais sob o comando do alviazul, Carlos Moraes obteve 20 vitórias, 21 empates e sofreu somente 9 derrotas, totalizando 54% de aproveitamento. Na temporada atual, em 18 jogos, o Esportivo perdeu apenas uma partida, somando 16 jogos de invencibilidade na Divisão de Acesso de 2022. “A ficha ainda não caiu. É o segundo acesso com o mesmo clube, e é uma coisa muito difícil de acontecer, principalmente num curto espaço de tempo. Os 50 jogos completados me emocionam muito, sobretudo ao entrar para a história do clube”, destacou o treinador, que complementou:
“Estava nas últimas duas semanas muito concentrado, focado e querendo demais esse resultado, porque as pessoas que trabalham dentro do Esportivo merecem que o clube esteja novamente na primeira divisão. Nossa equipe cresceu muito e estamos aí, rumo ao título que faltou em 2019”, ponderou Carlos Moraes, em entrevista após o jogo que culminou no acesso.
A trajetória de Carlos Moraes no Esportivo:
Carlos Moraes chegou ao clube no final do ano de 2018 para comandar o Esportivo na Divisão de Acesso de 2019. Com um elenco experiente em mãos, o treinador conquistou o vice-campeonato da competição estadual, levando o alviazul à primeira divisão no ano do centenário do clube. O Esportivo vinha de cinco anos amargando o segundo escalão do futebol gaúcho.
Na temporada seguinte, em 2020, em meio à pandemia, Carlos Moraes levantou a taça de campeão do Interior pelo Esportivo, cujo título o alviazul de Bento Gonçalves não conquistava desde 1987. Depois de cair para a Divisão de Acesso em 2021, o treinador retornou ao clube e colocou o Esportivo de volta à elite.
“Nenhuma das passagens a gente imagina. É tudo uma construção com o tempo, e acho que esse resultado de agora vem muito pelo que passamos, pela identidade que tenho hoje com o clube e principalmente com as pessoas que sempre bancaram a minha permanência aqui e que estão lá no dia-a-dia também. É um sentimento de muita gratidão por conseguirmos ter deixado alguma coisa por onde passamos, esse é o principal objetivo como profissional, deixar um legado”, comenta o treinador.
Agora, Carlos Moraes busca mais um título em sua trajetória no Esportivo. O alviazul encara o Avenida na final da Divisão de Acesso de 2022. O jogo de ida ocorre neste domingo (17), às 15h, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul.
Mín. 13° Máx. 29°