Educação Qualificação
SMED promove curso básico de Libras para alunos e servidores municipais
Participam nesta primeira edição, professores, estudantes e profissionais (monitores, merendeira, motorista e auxiliar de limpeza) da EMEFE Caminhos do Aprender.
11/07/2022 11h45
Por: Renata Oliveira Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Crédito: Divulgação/Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Com o intuito de ampliar o aprendizado e conhecimento em Libras, a Secretaria de Educação (SMED), através do Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) está promovendo uma capacitação sobre a Língua Brasileira de Sinais durante os meses de julho e agosto de 2022.

Participam nesta primeira edição, professores, estudantes e profissionais (monitores, merendeira, motorista e auxiliar de limpeza) da EMEFE Caminhos do Aprender, professores do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), assim como, servidores de diferentes setores da SMED, totalizando 30 inscritos. O curso tem a carga horária de 30h e será realizado nos meses de julho e agosto de 2022.

No curso são abordados temas como Língua Brasileira de Sinais; A História da Comunidade Surda; Políticas Públicas da Educação de Surdos; Estrutura Básica da Língua Brasileira de Sinais e seus Parâmetros; Libras: Aquisição De Vocabulário; Produção/Compreensão de Narrativas; Expressão Corporal e Atenção Visual; Identidade Surda e a Diferença Linguística e Cultural do Sujeito Surdo.

De acordo com a diretora da Escola Caminhos do Aprender, Fabiane Gasparetto “o ensino e uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras, na educação dos surdos, são imprescindíveis para o seu desenvolvimento, na construção da sua identidade, autonomia e relações interpessoais, além da comunicação com o mundo”.

Continua após a publicidade

A Secretária de Educação Adriane Zorzi, ressalta que “ações como esta favorecem o acolhimento da diversidade e a inclusão de maneira natural, pois promove trocas de experiências e a construção de conhecimentos sob diferentes olhares e perspectivas efetivando a comunicação entre surdos e ouvintes”.

O Núcleo de Inclusão Social e Diversidade Cultural (NID) da SMED tem articulado ações junto aos serviços das outras políticas públicas, além de instituições de ensino superior buscando cada vez mais interlocução entre as políticas para uma educação cada vez mais inclusiva.