Como se diz na gíria do futebol: o Esportivo soube sofrer! E com isso, garantiu o retorno à elite do Gauchão 2023. O Alviazul garantiu o empate em 1 a 1 com o Lajeadense, jogando fora de casa na tarde deste domingo, 10 de julho. O time do técnico Carlos Moraes segurou a pressão e colocou o Tivo no lugar de onde ele nunca devia ter saído. O outro clube a subir para a Série A é o Avenida, de Santa Cruz do Sul, que venceu o Passo Fundo por 1 a 0.
Como tem sido nas últimas partidas, o Esportivo começou o jogo controlando as ações do Lajeadense e evitando a chegada ao gol do goleiro Copetti. Porém, passado os minutos de pressão, parece que o setor defensivo do Esportivo relaxou e Ariel aproveitou pra marcar o gol do time de casa aos 26 minutos de partida.
O experiente time do Esportivo não se abalou com o gol do Lajeadense e tomou conta do jogo novamente. De tanto insistir, o Tivo chegou ao golde empate aos 46 minutos da primeira etapa. Magal escorou cruzamento na área para empatar a partida em 1 a 1, finalizando o primeiro tempo.
Confira a festa da torcida e jogadores no gramado
Na segunda etapa, o Esportivo voltou a tomar as rédeas do jogo e não deu chances para o Lajeadense marcar. o Tivo quase marcou aos 28 minutos em cobrança de escanteio de Wallacer, com a bola batendo na trave e quase saindo o gol da vitória.
Depois disso não teve mais jogo. O experiente elenco do Esportivo soube segurar o jogo e deixar o jovem time do Lajeadense ainda mais nervoso. O gol do time da casa não saiu e os jogadores do Tivo só esperaram o apito final do árbitro para comemorar o retorno à elite do Gauchão, logo no ano seguinte após a queda.
Uma campanha impecável
O Esportivo mais uma vez foi brilhante sobre o comando do técnico Carlos Moraes, que já pode ser considerado o Senhor Divisão de Acesso. Montando um time consistente, o Tivo teve apenas uma derrota em toda a competição. Em 18 jogos até aqui, foram 6 vitórias e 11 empates, com 15 jogos de invencibilidade na competição. O torcedor alviazul agora quer o título da Divisão de Acesso. Serão dois jogos contra o Avenida para a definição do título, sendo que o jogo de volta será na Montanha dos Vinhedos.
Ficha da partida:
Clube Esportivo – Copetti, Márcio Lima, Cleiton, Tairone e Magal (Iury); André, Fabrício Lusa (Chicão), Hippólito e Cris Magno (João Pedro); João Felipe (Caio) e David Batista (Wallacer) - Técnico: Carlos Moraes.
Lajeadense – Igor Castro, Iago, Dadalt, Marlon, Alan Bald, Renan (Barbiéri), Menezes, Marquinhos (Júlio César), Ruan (Wendel), Dalpian e Ariel. Técnico: Gelson Conte.
Gols: Ariel 26' 1T (LAJ) e Magal 46' 2T (ESP)
A DECISÃO
Jogo de ida:
DOM, 17/07/2022 15h - EUCALIPTOS
Avenida X Esportivo
Jogo de volta:
DOM, 24/07/2022 15h – MONTANHA DOS VINHEDOS
Esportivo X Avenida
Confira a festa na chegada dos jogadores em Bento Gonçalves
Mín. 13° Máx. 29°