A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou, na tarde desta quinta-feira (7), o Conselho Técnico que definiu os grupos, formato de disputa, regulamento e datas da Copa FGF – Troféu Tarciso Flecha Negra. O Esportivo optou por mais uma vez não disputar a competição estadual do segundo semestre, tendo em vista a possibilidade de conquistar o acesso à elite do futebol gaúcho ou de disputar novamente a Divisão de Acesso em 2023.
Na véspera da maior decisão do ano para o Esportivo, o clube oficializou que não participará da Copa FGF visando manter a saúde financeira do clube, bem como direcionando o seu foco para as categorias de base.
A Serra Gaúcha terá como representantes na competição estadual o Garibaldi, o Glória de Vacaria e o Brasil de Farroupilha.
A Copa FGF:
A competição tem início previsto para 14 de setembro, com encerramento para 13 de novembro. São 30 equipes separadas em 5 grupos de turno único.
Avançam para o mata-mata da competição os três melhores de cada grupo e o quarto melhor colocado. A fase de oitavas de final será em partida única, as quartas de final, semifinal e final serão em jogos de ida e volta. Ao campeão da Copa FGF estará assegurada uma vaga para disputar a Copa do Brasil 2023.
Grupo 1 – Marau FC, EC Passo Fundo, Elite CD, SER Santo Ângelo, Três Passos e EC Internacional;
Grupo2 – CA Carazinho, EC São Luiz, Ass. Garibaldi, CE Gramadense, GE Glória e SERC Brasil;
Grupo 3 – EC Novo Horizonte, EC Novo Hamburgo, Monsoon FC, AESR Riopardense, CE Lajeadense e EC Guarani;
Grupo 4 – GE Sapucaiense, União Harmonia FC, EC Pelotas, GA Farroupilha, GE Brasil e SC São Paulo;
Grupo 5 – CE Aimoré, EC 12 Horas, Grêmio FBPA, EC São Gabriel, GE Bagé e Guarany FC.
Em caso de desistência da competição, as equipes têm até a próxima quarta-feira (13) para informarem à Federação Gaúcha de Futebol.