13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Conheça a história de Olívia, a cadelinha que sofreu maus tratos e hoje é estrela em Bento

A cadelinha, que perdeu os movimentos das patas traseiras, foi uma das divulgadoras da inauguração do Instituto Hospital Veterinário (IHVET), da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

08/07/2022 às 12h27 Atualizada em 10/07/2022 às 11h22
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Fotos: Kévin Sganzerla
Fotos: Kévin Sganzerla

Há seis anos, Olívia foi encontrada na beira de uma rodovia com uma pedra na coluna, vítima de maus tratos. Após ser submetida a cirurgia, a cadelinha perdeu os movimentos das patas traseiras, mas sua vida foi salva. Ao ser colocada para adoção, ela conquistou o coração de Claudete Giacomelli. 

Hoje, Olívia faz sucesso na cidade, tornando-se uma celebridade por conta de sua história de superação. E, recentemente, foi convidada para ser uma das divulgadoras do Instituto Hospital Veterinário (IHVET), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), inaugurado nesta sexta-feira (8), em Caxias do Sul. 

Em 2016, a cadelinha foi vítima de maus tratos e esteve à beira da morte. Encontrada com uma pedra na coluna, Olívia teve a sua vida salva, porém perdeu as duas patas traseiras por conta de sua situação. “A Olívia, então, veio para mim através do Facebook, quando estava se recuperando da cirurgia e precisava de uma adoção temporária. Quando eu a vi foi amor à primeira vista. Não teria coragem de adotá-la temporariamente. Eu a quis para a minha vida toda”, explica. 

Por conta dos maus tratos sofridos, Olívia sempre anda com uma fralda. Além disso, Claudete possui uma guia especial para pets que não possuem as patas traseiras, desta forma, consegue ter maior liberdade para brincar e caminhar com a sua tutora.

“Ela vai necessitar sempre de fraldas à vida toda. Ela é como se fosse uma criança com deficiência, e sempre precisará de cuidados especiais. No dia-a-dia, permito que ela fique arrastando as patinhas somente em ambientes seguros. Quando ela sai, ela tem uma guia especial. Ela literalmente que me leva e me arrasta para todos os lugares”, comenta Claudete.

Olívia não se tornou uma estrela na cidade só pela sua história, mas também pelo modo que recepciona as pessoas, com muito carinho e amor. “É uma menina muito amorosa, que recebe as pessoas com carinho, seja quem for. Ela adora todo mundo. Se ela tiver um bichinho em casa, ela me recepciona sempre com um ursinho ou algum brinquedo. A Olívia é isso, só amor, diante de tudo que ela passou, toda maldade que sofreu do ser humano, ela ainda tem esse amor pelas pessoas”, relata. 

Emocionada, Claudete afirma que Olívia representa tudo que há de bom da pureza dos animais, e destaca que mudou a sua vida para melhor. “Eu só aprendo com ela. É um aprendizado diário de troca. É uma troca de carinho, de amor, de respeito, de companheirismo. É a representação da pureza, do amor, do respeito, daquilo que o ser humano deveria ter. Ela é uma benção na minha vida”, destaca. 

Olívia faz sucesso no Instagram e, através dele, que a cadelinha de Claudete foi convidada para ser uma das divulgadoras do Instituto Hospital Veterinário (IHVET), da Universidade de Caxias do Sul (UCS). “É uma grande honra para ela e para mim, tutora dela. Ela representa os cachorros de rua, e os que tem alguma deficiência e que já sofreram maus tratos e hoje são felizes, recuperados, resgatados e certamente em lares que amam”, detalha Claudete. 

O Instituto Hospitalar Veterinário - IHVET

O IHVET é um modelo de estrutura em saúde animal no Brasil. Traz o legado de conhecimento da UCS e comporta atendimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos laboratoriais, internação e tratamento intensivo para os animais. 

Os ambientes foram planejados para aliar as práticas educacionais dos alunos de Medicina Veterinária da UCS aos serviços destinados à comunidade.

A clínica possui espaços específicos para atendimento distinto entre cães e gatos como: salas de espera, consultórios e salas de isolamento até a recuperação. A clínica possui duas áreas de atendimento e 21 baias para alojamento. Os serviços incluem radiologia e ultrassonografia digital e cirurgias eletivas. O setor ainda conta com um solário - área de pastagem e de banho de sol para os animais.

A partir de técnicas avançadas, o IHVET se ocupa com a prevenção e controle de doenças infectocontagiosas e outras zoonoses, que demandam áreas específicas e de isolamento. O instituto também possui serviços de bacteriologia, micologia, parasitologia e análises clínicas veterinárias. No IHVET é possível encontrar especialistas de diversas áreas como Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Neurologia, Odontologia, Oftalmologia.

Os ambientes do IHVET podem ser ocupados, na modalidade de locação, por profissionais independentes, para a realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários