Nesta semana, a Casa das Artes está sendo o palco para as exibições dos filmes e documentários selecionados da 7ª edição do Festival de Cinema de Bento Gonçalves. Nesta sexta-feira, 08 de julho, a partir das 14h haverá a mostra dos trabalhos nacionais. A entrada é gratuita.
De acordo com um dos idealizadores do projeto, coordenador do Ponto de Cultura e vice-presidente o Circolo Trentino, Sandro Giordani, o evento vem como um incentivo para a região. "O Festival busca trazer para nossa cidade um pouco dos trabalhos feitos a nível mundial e nacional, além de incentivar a produção de audiovisual em nossas belas paisagens," destaca.
No Festival, são selecionados apenas 10 curtas-metragens e neste ano houveram 60 inscritos do Brasil e de vários lugares do mundo como: China, Espanha, Finlândia, Reino Unido, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Índia e Bermudas. A pré-seleção dos trabalhos é realizada pelo coordenador do Ponto de Cultura, Sandro Giordani, com o intuito de averiguar se cada projeto segue as regras do regulamento, após esse processo, são convidados outras pessoas para avaliarem as obras. Neste ano participaram o editor da revista Trentini nel Mondo da Itália, Maurizio Tomasi, e no Brasil, ficou a cargo do italiano, produtor cultural e cineasta, Tommazo Mottironi, que também organiza sessões de cinema em Torres e outras cidades do Rio Grande do Sul.
Nesta sexta-feira, 08 de julho, às 14h e 19h, será exibido os filmes e documentários nacionais. A entrada é gratuita. Confira a lista:
Às 14h, serão três documentários nacionais:
- Berimbauzeiro (produzido por Marco Poglia, Dobrovolski Magnolia, Saretta Eugênio Mário)
- O Gaiteiro que desceu da Caravela (produzido por Juan Quintáns)
- Um som de Resistência (produzido por Genilson Bezerra de Brito)
Já às 19h, serão cinco ficções nacionais:
- Causa Mortis (produzido por Luiz Rodrigues Júnior)
- Florêncio Guerra e seu cavalo (produzido por Guilherme Suman)
- Spectrum (produzido por Thiago Rosestolato e Raul Paiva Mello)
- Jadzia (produzido por Kk Araujo)
- Formoso (produzido por Roberto Leite)
Na quinta-feira, 07 de julho, o momento foi dos internacionais com a exibição do curta "Vague" produzido por Joni Tuominen, da Finlândia, e o documentário "Dajla: Cinema and Oblivion" feito por Arturo Dueñas Herrero, da Espanha.
A programação encerra no sábado, 09 de julho, com o Filó Cultural, a partir das 20h, no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, Via Trento ao lado da Igreja do Vinho. No evento também será divulgado as obras premiadas.
O Festival de Cinema de Bento Gonçalves é realizado pelo Circolo Trentino Di Bento Gonçalves e Trentino Promozioni, com o apoio da Secretaria de Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural de Bento Gonçalves, Associazione Trentini nel Mondo, Rede RS - Pontos de Cultura e Aprovale.