Com o intuito de promover o convívio e a integração da comunidade surda de Bento Gonçalves, o projeto organizado pelo ex-atleta de vôlei, Ronaldo Royal, fomenta a prática esportiva através do futsal, com a participação de surdos de todas as faixas etárias. Os treinamentos ocorrem de forma semanal e contemplam qualquer pessoa surda que almeja praticar ou aprender a modalidade no município.
O projeto promovia inicialmente o voleibol para pessoas surdas na cidade. No entanto, a partir de março, passou a oferecer exclusivamente o futsal. Realizado por meio do Pró-Esporte, o fomento do futsal para surdos passou a contar com maior estrutura, com a confecção de bolas, uniforme, agasalhos.
“São pessoas que são iguais a nós, a única coisa é que não ouvem. Eles têm muita vontade da prática, do convívio, então precisamos ter o entendimento desse outro lado deles, e foi desta forma que surgiu a vontade de trabalhar com eles. É uma paixão que criei, estou fazendo libras e a minha vontade é conquistar o máximo de pessoas surdas, independente da idade”, pondera Royal.
Atualmente são cerca de 30 surdos que participam das atividades, de 12 anos até 40 anos de idade, os quais realizam atividades no ginásio da Escola Estadual Bento Gonçalves. Eles são divididos em duas turmas: nas terças-feiras entram em quadra os adultos, enquanto nas quintas-feiras crianças e adolescentes realizam os treinamentos, contando com a participação dos pais em determinadas ocasiões. Já no sábado, o treino é aberto para todas as faixas etárias.
Conforme Royal, o projeto proporciona, sobretudo, o convívio entre a comunidade surda de Bento Gonçalves e com a população em geral por meio do esporte. “É uma oportunidade para eles terem convívio com a comunidade. Estamos em uma escola, que é de ouvintes, e aqui às vezes aparecem crianças que estudam aqui e enxergam a necessidade de aprender libras para se comunicar com eles. É um projeto que soma não só para eles, como para toda a comunidade”, destaca.
Nos treinamentos são promovidas atividades recreativas, bem como jogos integrativos, com treinos físicos e técnicos. Além de surdos, o projeto atende pessoas que também contam com alguma deficiência em conjunto com a surdez. Nos treinamentos há atletas que disputam competições municipais, em equipes amadoras de Bento Gonçalves, e em torneios estaduais de futsal para surdos.
Quaisquer pessoas surdas podem participar das atividades fomentadas pelo projeto. “Nós estamos pedindo para que venham para depois dividirmos por faixa etária. Convidamos todos que queiram participar para que se façam presentes em um dos nossos treinos para conhecer E aquele que não sabe jogar futebol também pode vir aprender, não tem problema. Queremos fazer atividade física para todos os surdos que tenham vontade de fazer essa prática”, comenta Royal.
Os treinos ocorrem nas terças-feiras, das 18h às 19h, nas quintas-feiras, das 16h às 17h e aos sábados, das 14h às 17h, no ginásio da Escola Estadual Bento Gonçalves. Quem deseja participar das atividades ou conhecer o projeto pode entrar em contato com o professor Royal pelo fone (54) 996779791.