O projeto 'Farmácia vai à escola' criado em parceria com Secretaria de Saúde e Secretária de Educação do município de Monte Belo do Sul, foi destaque no Simpósio Regional sobre Assistência Farmacêutica (Simfar). O evento foi realizado na cidade de Porto Alegre e o projeto foi uma das iniciativas premiadas.
Na ocasião, a aluna Pietra Rafaela Tasca Parulla, do 7º ano da EMEF Roman Ross, foi premiada com um tablet como destaque no concurso artístico. Também receberam prêmios a professora da turma, Patrícia Rasia, e a farmacêutica da UBS, Deise Michele Tichota Streit.
Ocorreu também durante o Simpósio a apresentação do projeto realizado pelo município, indicado entre os 5 melhores do Estado na categoria.
O projeto
Em parceria entre a SMS e a SMED de Monte Belo do Sul, foram realizadas ações na EMEF Roman Ross, durante as aulas de Ciências, ministradas pela Professora Patrícia Rasia, nos dias 10, 11, 17 e 18 de maio, com palestra sobre o uso racional de medicamentos, perigos da automedicação, uso indiscriminado de medicamentos, importância das plantas medicinais, dentre outros, ministrada pela farmacêutica da UBS, Deise M. T. Streit.
Foi lançado um desafio aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da EMEF Roman Ross, para arrecadação de medicamentos vencidos.
Todos os alunos receberam uma muda de planta medicinal na culminância do projeto e as turmas que conseguiram arrecadar maior quantidade de itens, o 6º e o 7º ano respectivamente, foram contempladas com um passeio para a cidade de Nova Petrópolis, para conhecerem o Horto do CETANP (Centro de Treinamento de Formação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis) e as milhares de variedades lá cultivadas, inclusive as Pancs (Plantas alimentícias não convencionais).
Foram arrecadados um total de 4.400 medicamentos vencidos o que foi de extrema relevância para evitar intoxicações medicamentosas e também para preservação do meio ambiente, visando criar a conscientização para o descarte correto deste resíduo.
O projeto foi encerrado no dia 30 de maio com uma palestra aos alunos do ensino médio, na Escola Estadual Pedro Migliorini.