O Esportivo largou em vantagem na briga pelo acesso à elite do futebol gaúcho. Com a vitória por 1 a 0 diante do Lajeadense em seus domínios, o alviazul de Bento Gonçalves necessita apenas de um empate para garantir a vaga para o Gauchão de 2023. No entanto, o técnico Carlos Moraes, que vai completar 50 jogos sob o comando do clube no próximo domingo (10), atenta para a importância de entrar em campo para vencer na partida de volta da decisão.
No primeiro jogo, o confronto foi marcado por dois tempos distintos. Na etapa inicial, o Esportivo se impôs e construiu a vantagem com gol de João Pedro. No segundo tempo, brilhou a estrela do goleiro Copetti, que protagonizou grandes defesas para salvar o alviazul e garantir a vantagem.
“As duas equipes trabalharam de forma muito intensa, jogando para frente e tentando buscar o gol. Tivemos, além do gol, mais umas duas chances no primeiro tempo que poderíamos ter feito, mas o Lajeadense tentou o jogo no segundo tempo. Tentou pressionar na saída, adiantou suas linhas, colocou jogadores com mais técnico ofensiva e teve as suas oportunidades também. Nós times o goleiro Copetti em uma grande tarde. O goleiro precisa também, nesses jogos, fazer alguns milagres e o centroavante tem que fazer o gol, e tivemos as duas situações”, avalia o técnico.
Nas quartas de final, todas as equipes que construíram uma vantagem no jogo de ida conseguiram a manter na partida de volta. Apesar disso, Carlos Moraes salienta a importância de a equipe seguir focada e pondera que nada está definido. “Tenho os pés muito fixos no chão. São 180 minutos, é um primeiro tempo e estamos ganhando de 1 a 0 nessa batalha. Vamos trabalhar em cima de todas as possibilidades que podemos ter no jogo de volta”, salienta o técnico, que complementa:
“A equipe do Lajeadense é uma grande equipe, muito bem montada e bem treinada, e que nos trouxe muita dificuldade. Conseguimos sofrer e não tomar o gol para ir para Lajeado com a vantagem. Temos que ir com o pensamento que temos que fazer um jogo de igual para igual e precisamos ir para vencer”, destaca.
O Esportivo está invicto atuando longe de seus domínios, mas vai encarar o Lajeadense que, por sua vez, ainda não perdeu jogando em casa. Por isso, Carlos Moraes prevê mais um confronto complicado, mas salienta que o clube está preparado para encarar mais uma decisão longe de seus domínios.
“Estamos preparados para mais uma vez irmos para um jogo difícil, mas sabendo que temos todas as condições de trazer o acesso para Bento Gonçalves. Vamos trabalhar forte, não desfocando. É um compromisso muito importante, e temos uma semana de muito trabalho, muito foco e o que tivermos que fazer, junto aos atletas, direção e comissão técnica, vamos fazer para tentar buscar esse acesso”, pondera.