A Serra Gaúcha está ganhando um novo e interessante atrativo turítico no município de Carlos Barbosa. Trata-se da Arte em Peças, uma galeria de arte formado inteiramente formado por obras montadas com quebras-cabeças e blocos de montar (do tipo Lego). A galeria fica na área central da cidade e já está aberta para visitação.
A Arte em Peças foi aberta oficialmente ao público no sábado dia 25 de junho. O valor dos ingressos para visitação é de R$ 20,00, tendo todo o valor destinado a ações beneficentes mensalmente. O projeto inovador é das irmãs Janice Giacomoni Bragagnolo, de 58 anos, engenheira civil, e Janete Giacomoni Deitos, de 60 anos, arquiteta. Elas decidiram compartilhar com a comunidade e com o Brasil a paixão que elas têm há muito tempo.
A ideia de expor o acervo surgiu da necessidade de possuir um espaço para manter as peças em ótimo estado, já que as casas e escritório de ambas estavam ficando pequenas para tanta arte. Somente na parte de peças de montar, estima-se mais de 200 mil blocos, divididos em 150 trabalhos. O maior quebra-cabeça, recordista mundial, tem 54 mil peças com quase 9 metros de comprimento por 2 metros de altura.
Impecavelmente encaixados, os blocos de montar retratam com fidelidade as mais variadas construções como o Taj Mahal e a Torre Eiffel, além de objetos como máquina de escrever, piano, tênis, entre outros. A dedicação de Janete lhe rendeu reconhecimentos pelo site Rank Brasil, que a reconheceu como recordista na categoria: maior coleção em blocos de montar do tema arquitetura.
Na galeria você também poderá conhecer réplicas de obras-primas de artistas famosos como Leonardo Da Vinci e Van Gogh e um quebra-cabeça com 54 mil peças, o qual levou 138 dias para ser concluído, dando a Janice a certificação de recordista pelo quebra-cabeça montado em menos tempo pelo Rank Brasil. Com esta mesma peça, Janice também é recordista nacional de maior quebra-cabeça já montado no país.
Uma exibição artística inédita que irá destacar Carlos Barbosa nacionalmente, a galeria está localizada na Rua Júlio de Castilhos, 465, Centro de Carlos Barbosa / Rio Grande do Sul. Para visitação o espaço abre nas quartas e quintas-feiras das 14h às 19h, nas sextas-feiras das 9h ao meio-dia, aos sábados das 9h ao meio-dia e 14h às 19h e aos domingos das 14h às 19h.