Um morador da cidade de São José dos Ausentes, na Serra Gaúcha, morreu na madrugada de sábado, 2 de julho, na guerra da Ucrânia. A morte dele foi confirmada aos familiares na tarde deste sábado. Não há previsão de quando o corpo será transladado para o Brasil.
Foram dois brasileiros que morreram durante um bombardeio russo na região de de Kharkiv. Uma das vítimas é o gaúcho Douglas Rodrigues Búrigo, de 40 anos. A informação foi confirmada por familiares dele. Segundo a família, Douglas foi para a Ucrânia há cerca de um mês, com o objetivo de ajudar as vítimas do conflito com a Rússia. Anteriormente, em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, Douglas serviu ao Exército, por cerca de quatro anos. Atualmente, trabalhava com transportes. Ele deixa uma filha.
Os pais de Douglas informaram a perda do filho em postagens em redes socias. A mãe dele escreveu: "A dor é insuportável, rasga meu peito, sangra meu coração, dilacera minha alma por saber que não mais te verei, não ouvirei tua voz e que a hora da tua partida chegou".