Diz o ditado que amor é um idioma universal. E o sábio estava certo: dos países desenvolvidos às tribos aborígenes, quase todas das cerca de seis mil línguas catalogadas encontraram alguma forma de traduzir a palavra.E a palavra amor é tão antiga quanto a própria humanidade. Os primeiros registros de poesias românticas são datados do Egito antigo, cerca de três mil anos atrás, quando os escribas egípcios escreviam textos comparando os amados - e seus corpos - aos prazeres de comidas afrodisíacas.O fato de o conceito ter sido formulado há tanto tempo, em um país cujo conhecimento se espalhou para o mundo inteiro, fez com que a palavra "amor" nascesse em idomas e lugares diferentes.Em português, por exemplo, "amor" vem do latim "amare", ou ainda, "amor", com a mesma grafia, segundo o dicionário Priberam. Já no inglês, "love" se originou de pelo menos duas outras palavras: "lufu", do inglês antigo, e "lubo", do germânico.Mas a gramática é apenas uma das formas de representar o amor. Desde que os homens começaram a contar histórias, o sentimento ganhou contornos literários e, até, religiosos.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!!
Eros, o Cupido
Eros era considerado pelo povo grego o Deus do amor. Já os romanos o chamavam de Cupido (uma espécie de anjo, com asas, mas nem de longe tão romântico quanto poderia parecer). Segundo o poeta grego Hesíodo, em sua obra Teogonia, Eros descendia de Caos, uma divindade primordial, e era considerado uma energia positiva, capaz de unificar tudo o que estava separado.
A conhecida história da mitologia grega, Eros e Psiquê, é uma das mais bonitas de amor. Apesar de se casar com a amada, ele a proíbe de ver seu rosto para não ser visto nem amado como uma divindade, mas sim como um mortal.Certo dia, Psiquê aproveitou que seu amado dormia e acabou vendo seu rosto escondido. Ela ficou tão encantada com a beleza de Eros que o queimou com cera de vela. O deus, então, abandonou seu grande amor em retaliação.Em algumas versões da história, Psiquê fica sem rumo. Em outras, ela chega a ser castigada por Afrodite, mãe de Eros, por não se conformar com a paixão do seu filho. Eros se arrepende, e implora a misericórdia de Zeus pela mulher, que torna Psiquê imortal, unindo o casal apaixonado.
Afrodite, mãe de Eros, é a deusa grega do amor, da beleza e da sexualidade. Ela foi responsável pela vida eterna, prazer e alegria.Historiadores especulam que o culto à sua imagem na Grécia Antiga foi importado da Ásia, influenciado pelo culto de Astarte e Ishtar, também deusas do amor.Afrodite tornou-se a influência e deu origem à sua equivalente romana, a deusa Vênus.A deusa do amor nasceu na ilha de Chipre, mas na história existem duas versões para seu nascimento.Segundo a versão de Hesíodo, Afrodite nasceu de uma forma, no mínimo, incomum: após Cronos cortar os órgãos sexuais de Urano (seu pai) e jogá-los no mar, uma espuma branca formou-se em volta deles. Dela, nasceu Afrodite.Já para Homero, na versão mais difundida, Afrodite era filha de Zeus (Deus dos deuses) e Dione (deusa da ninfas).Apesar de Afrodite ter se casado com Hefesto (deus do fogo), ela teve inúmeros amantes, entre eles deuses e homens mortais. Entre todas suas grande aventuras, vários filhos foram gerados.Entre eles estão Ares (deus da Guerra), Eros (o Cupido), Anteros, Deimos, Fobos, Harmonia, Adrestia, Himeros e Pothos. Já com Hermes, o deus mensageiro, ela gerou o deus Hermafrodito (mistura dos nomes dos pais). Além da beleza dos pais, ele tinha como característica os órgãos sexuais masculino e feminino.A bela também gerou Himeneu (deus do casamento), fruto de sua aventura com Apolo. Com Dionísio, Deus do prazer, das festas e do vinho, Afrodite gerou Príapo, o deus da felicidade, que tinha grandes genitálias.Afrodite também teve um filho do mortal Anquises, que recebeu o nome de Enéias. Ele foi um herói da Guerra de Tróia e seduziu mortais como Adónis, Faetonte e Cíniras.Apesar de ser conhecida como a deusa do amor, mas era muito vingativa e não tinha piedade de seus inimigos. Afrodite acumulou muitos rivais, como as deusas Hera e Atena. As brigas com as duas deu origem à Guerra de Tróia.Vários artistas (pintores e escritores), já na época da Renascimento, retrataram Afrodite. Uma das obras mais famosas é de Sandro Botticelli, “O nascimento de Vênus”.
Homosexualidade
No último século, o conceito de amor se ampliou na sociedade. Se antes ele se resumia ao relacionamento entre homem e mulher, agora tem diversas faces diferentes - como a homossexualidade.O amor homossexual foi explorado na Grécia antiga por diversos autores da antiguidade clássica, como Platão. Nessa época, membros do mesmo sexo, tanto adultos quanto adolescentes, mantinham relação sexual íntima - conhecida como pederastia.
Os casamentos heterossexuais, da mesma maneira, eram arranjados de acordo com a idade dos casais. Homens na faixa dos 30 anos de idade acabavam se casando com garotas no início na adolescência. Já as relações homossexuais envolvendo mulheres na sociedade grega não são conhecidas com precisão.A pederastria era conhecida como a relação entre dois homens no qual um era mais velho e outro, adolescente. Em Atenas, o mais velho era chamado de "erastes" e tinha o papel de educar e ser um exemplo para seu parceiro, conhecido como "eromenos".Mesmo assim, uma parcela da sociedade (no Brasil e em outros países) não aceita a união entre pessoas do mesmo sexo, influenciada pelas religiões, que pregam a heterossexualidade.
Sua argumentação é baseada em trechos da Bíblia. Em Gênesis, está escrito que "Deus criou o sexo para ser feito apenas entre um homem e uma mulher, e apenas se forem casados".Mas, apesar de desaprovar as relações homossexuais, ela diz oficialmente não apoiar a homofobia (preconceito contra homossexuais) ou o ódio por homossexuais.
Homofobia
Com as diversas opções sexuais que existem, apareceu o preconceito contra os homossexuais: a homofobia. Quem pratica esse ato desrespeita gays e lésbicas apenas por uma opção. Pela lei, a homofobia é proibida no Brasil. Alguns artigos da Constituição de 1988 protegem essas pessoas, que fazem parte de uma minoria no país. O Estatuto da Criança e do Adolescente defende essas pessoas contra essa descriminação que, infelizmente é uma realidadePara aqueles que cometem esse tipo de crime, as punições variam desde um aviso, até uma negação de permissão para que o intrator da lei continue atuando.
Pansexualidade
A ampliação do conceito de amor, porém, não se restringe ao sexo da pessoa. O gênero ao qual ela se considera perceber também influencia com quem vai se relacionar. Com isso, surgiu o pansexualidade.
O dicionário diz que a pansexualidade é uma "teoria cujos preceitos afirmam que todas as ações, pensamentos ou atividades psíquicas de um indivíduo estão fundamentadas na sexualidade ou no instinto sexual". Ou seja, a pansexualidade é caracterizada pela atração sexual ou amorosa entre pessoas, independentemente do sexo ou identidade de gênero.Os pansexuais são capazes de sentir atração tanto por pessoas que se identificam como homem, mulher e até mesmo com pessoas se identificam como intersexo, terceiro gênero, andrógino, transexual ou qualquer uma das milhares identidades sexuais e de gênero que existe.
Bissexualidade
Já os bissexuais sentem atração por pelo menos dois gêneros e isso inclui todos os termos que não sejam uma monossexualidade.
Isso não significa que a pessoa tenha necessariamente atração por homens e mulheres, não inclui todos os gêneros não binários e nem sempre se refere a atrações simultâneas. É, frequentemente, usada como "termo guarda-chuva" para incluir outras não monossexualidades.
Poliamor
O poliamor é uma forma de relacionamento em que alguém ama pelo menos duas pessoas. Nessa relação, os envolvidos abrem mão da exclusividade. Para a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins, o poliamor é uma tendência para o futuro próximo. A ideia de um casamento aberto acabou se tornando mais comum nos anos 60 e 70 e foi uma consequência do surgimento da pílula anticoncepcional, que possibilitou o sexo apenas pelo prazer, e não só pela reprodução.Dentro deste universo, há algumas modalidades, como: Triângulo Aberto, Triângulo Fechado, Grupo de 4 (onde duas pessoas se relacionam entre si e os demais com apenas um parceiro) e também um grupo de 4 pessoas ou mais em que todos se relacionam entre si. Geralmente, o Poliamor é adepto por pessoas que possuem autonomia e liberdade em relação à vida sexual e que acreditam que é possível amar mais de uma pessoa.
A Poligamia, por exemplo, que é o casamento com mais de uma pessoa do mesmo gênero e o Relacionamento Aberto, que consiste em manter relações sexuais com outras pessoas além do parceiro fixo com pouco ou nenhum vínculo afetivo. Neste caso, o interesse pode ser totalmente sexual, seguindo princípios opostos ao do Poliamor.
O amor
Mas antes de entender tudo sobre amor, precisamos saber sobre os sentimentos, que é o que qualquer ser humano é capaz de sentir diante das situações. Por exemplo, medo , ciúmes , raiva , ódio , paixão , alegria , entre outros, inclusive o amor.Esse tal amor está presente em todos os aspectos das nossas vidas.
Amor de família
O amor entre familiares é o primeiro amor que o ser humano se depara. Antes mesmo de nascer, uma mãe ou um pai já tem um sentimento pelo filho que para muitos é incondicional.
Amor de amigos
A amizade entre duas pessoas acontece quando elas se identificam e por isso se aproximam. O amor dos dois amigos faz com que os dois mantenham uma relação que não existe uma paixão, mas tem o companheirismo e um costuma de um procurar o outro em todos os momentos da vida.
Amor de namorados ou marido e mulher
O amor entre namorados talvez seja o mais bonito entre os amores . Pelo menos é o primeiro tipo que nos vem a cabeça quando falamos sobre o sentimento.Duas pessoas que não têm o mesmo sangue e que se conheceram em algum momento da vida, decidem estar juntos por livre e espontânea vontade.Nessa relação existe o companheirismo , o carinho e a fidelidade e é o mais bonito porque desse amor nascem outros.
Amor próprio
O amor próprio, como o nome diz, é o amor que uma pessoa sente por si mesmo. Depois que começamos a nos envolver com outras pessoas e conforme a vida vai passando, vamos nos conhecendo melhor e começamos a nos amar. Precisamos primeiro cuidar de nós, parar de nos comparar com outras pessoas e nos focarmos em ser o melhor para nós mesmos.
Amor incondicional
O amor incondicional é conhecido por ser um afeto sem qualquer limitação. Esse é aquele amor completo e absoluto em que a pessoa que ama não espera nada em troca.Aqueles que amam incondicionalmente, podem ter esse amor completo por qualquer coisa, desde um objeto até seu namorado, marido ou família.
Amor a primeira vista
Como o próprio nome já diz, o amor a primeira vista acontece quando uma pessoa olha para outra, ou para alguém e imediatamente já fica encantada e apaixonada.
Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo? (Fernando Pessoa)
Mín. 14° Máx. 25°