O confronto entre alviazuis valendo uma das vagas à elite do futebol gaúcho vai reunir em campo duas equipes com campanhas semelhantes. Esportivo e Lajeadense tiveram oscilações durante a primeira fase, mas cresceram na competição e agora vão decidir uma das semifinais, que tem início neste domingo (3), com o jogo de ida, às 15h, no Estádio Montanha dos Vinhedos.
O Esportivo finalizou a primeira fase na 4ª colocação do grupo A com 21 pontos somados. Foram quatro vitórias, nove empates e somente uma derrota. O alviazul de Bento Gonçalves está invicto há 14 partidas na Divisão de Acesso. Nas quartas de final, a equipe comandada por Carlos Moraes eliminou o Santa Cruz, líder da chave B, com uma vitória em casa por 1 a 0 e um empate em 0 a 0 longe de seus domínios.
O Lajeadense, por sua vez, terminou a fase classificatória na 3ª colocação do grupo B com 23 pontos conquistados, somando seis vitórias, cinco empates e sofrendo três derrotas. Nas quartas de final, diante do Glória de Vacaria, vice-líder do grupo A, o time de Gelson Conte venceu o primeiro confronto por 2 a 0, em Lajeado, e segurou o empate em 0 a 0 no Altos da Glória para garantir a classificação.
Durante o campeonato, o Esportivo anotou 16 gols e sofreu 12. O Lajeadense, por sua vez, tem 20 gols marcados na competição estadual e 13 sofridos. Na artilheira, o atacante Ariel Rosa, da equipe de Lajeado, está na ponta com seis gols. Logo atrás vem o atacante Joãozinho, do Esportivo, com cinco gols.
A equipe de Lajeado está invicta jogando no Estádio Alviazul. Em casa, o Lajeadense obteve cinco vitórias e três empates em oito jogos. O Esportivo, atuando em seus domínios, conquistou três vitórias, quatro empates e sofreu uma derrota.
Fora de casa, no entanto, a equipe do Lajeadense conquistou duas vitórias, três empates e sofreu três derrotas, enquanto que o Esportivo segue invicto atuando fora de Bento Gonçalves. Até então foram duas vitórias e seis empates.
Como joga o Lajeadense:
A equipe de Lajeado é formada majoritariamente por jovens atletas, com uma média de idade inferior em relação ao Esportivo. O alviazul do Vale do Taquari conta com apenas um jogador acima de 30 anos, o meia Marquinhos. Assim como o Esportivo, o Lajeadense também oscilou na competição, porém chega confiante para a decisão visando o acesso. O Lajeadense não disputa a elite do Gauchão desde 2016.
Dentro de campo, a equipe de Gelson Conte utiliza a velocidade como principal arma para balançar as redes. Dos 20 gols anotados na competição, nove deles surgiu em jogadas trabalhadas no setor ofensivo, sobretudo pelos lados, e quatro por meio de contra-ataques. O destaque da equipe é o atacante Ariel, artilheiro da Divisão de Acesso com seis gols.
“O ponto forte é o toque de bola e o ataque. É uma equipe rápida, principalmente pelas laterais. No lado direito tem o Ruan que escapa muito rápido, e também o lateral Marlon, que tem muita velocidade e bom toque de bola. Do outro lado tem o Alan Bald e o Guilherme Dal Pian, que também é um jogador muito técnico, e claro, todos servem ao Ariel. Na defesa, Iago é um zagueiro muito técnico e vem sendo um dos destaques da equipe”, avalia o setorista do Lajeadense do Grupo A Hora 102.9 FM, de Lajeado.
Ao contrário do Lajeadense, o Esportivo utiliza a altura de seus jogadores no setor ofensivo como principal caminho para os gols, além do chute de longa e média distância. Com 16 gols anotados, o alviazul marcou cinco gols por meio da bola parada e três em jogadas de bola aérea. A mesma arma que utiliza no ataque também é o ponto fraco, uma vez que sofreu seis gols em bolas paradas na competição. Veja o gráfico:
Mobilização da torcida:
Conforme informações do Jornal Independente, de Lajeado, são esperados no Estádio Montanha dos Vinhedos cerca de 500 torcedores do Lajeadense. Quatro ônibus devem subir a Serra Gaúcha para acompanhar a equipe alviazul do Vale do Taquari em Bento Gonçalves.
O Lajeadense viaja no sábado (2) até Caxias do Sul, onde fará a sua concentração para o confronto de domingo (3).