17°C 24°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Pedro Guimarães oficializa demissão como presidente da Caixa

Para o seu lugar, o governo nomeou Daniella Marques, que estava no Ministério da Economia, e assume o cargo nesta sexta-feira, 1º de julho.

29/06/2022 às 18h35 Atualizada em 29/06/2022 às 20h19
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Pedro Guimarães se diz alvo de 'situação cruel, injusta, desigual - Foto: Dida Sampaio/Estadão
Pedro Guimarães se diz alvo de 'situação cruel, injusta, desigual - Foto: Dida Sampaio/Estadão

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, oficializou há pouco o pedido de demissão do cargo. Em carta enviada ao presidente Jair Bolsonaro, Guimarães, rebateu as denúncias de assédio sexual feitas por funcionárias da instituição e alegou inocência. A exoneração de Pedro Guimarães foi publicada em seguida à entrega da carta em edição extra do Diário Oficial da União. Para o seu lugar, o governo nomeou Daniella Marques, até então secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia.

“Na atuação como presidente da Caixa, sempre me empenhei no combate a toda forma de assédio, repelindo toda e qualquer forma de violência, em quaisquer de suas possíveis configurações. As acusações noticiadas não são verdadeiras! Repito: as acusações não são verdadeiras e não refletem a minha postura profissional e nem pessoal. Tenho a plena certeza de que estas acusações não se sustentarão ao passar por uma avaliação técnica e isenta”, escreveu Guimarães, que também postou a carta na rede social Instagram.

No comando da instituição desde janeiro de 2019, Guimarães pediu demissão após o site noticioso publicar, ontem (28) à noite, acusações de funcionárias de carreira da Caixa que o acusavam de assédio sexual. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Federal. Na carta, Guimarães destacou que a Caixa recebeu certificações como lugares de respeito às mulheres. Ele citou a certificação do banco na 6ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O presidente demissionário também citou o selo de Melhor Empresa para Trabalhar em 2021 - Great Place To Work®, recebido pela instituição em 2021 por uma consultoria internacional especializada em monitorar ambientes de trabalho.

Daniella Marques era o nome mais cotado para substituir o atual presidente da Caixa. A escolha de uma mulher para o posto, busca estancar as denúncias de assédio contra funcionárias do banco que envolvem Guimarães.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários