Desde pequeno, qualquer objeto virava uma bola para o jovem bento-gonçalvense, Emanuel Vitória da Silva, de apenas 7 anos. A paixão pelo futebol ganhou ainda mais força quando ingressou nas escolinhas do Esportivo e do Juventude. E foi em torneios que a promessa chamou a atenção de olheiros, resultando em uma oportunidade única na vida: um teste no Real Madrid.
O susto foi grande por parte da família quando receberam e-mails do próprio clube madrilenho. Anteriormente, haviam ligado para o pai, Silvio Alves da Silva, o qual pensou que fosse um trote. Agora, com o passaporte já em mãos e com praticamente todos os documentos autenticados, Emanuel está muito próximo de realizar o sonho de vestir a camisa de um dos maiores clubes do mundo em um teste no Real Madrid.
“Ele sempre foi apaixonado por futebol. O pai dele sempre jogava futebol em tudo quanto é canto da cidade e sempre levava ele junto. Então ele é um espelho dentro de casa. Queremos muito realizar o sonho dele que é de se tornar um atleta profissional, como ele vem falando há muito tempo”, comenta a mãe, Loslaine Vitória.
Em Madrid, Emanuel vai se instalar na cidade, com matrícula escolar e alojamento garantidos pelo clube. Ele vai realizar o período de testes no centro de treinamento das categorias de base – a Ciudad Real Madrid.
Para a fase de testes, o jovem atleta, que atua como ponta esquerda, se espelha em um ex-astro do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, para balançar as redes. “Me espelho nele e ele faz uns dribles que eu tento fazer”, comenta Emanuel com um largo sorriso no rosto.
Jogar profissionalmente no Real Madrid é o sonho de Emanuel. Porém, por trás disso, há um outro objetivo almejado pelo jovem garoto. “Quero ser um atleta profissional e poder ajudar para dar uma condição melhor para a minha família, ajudar todos que me ajudaram, meus avós e avôs, meus tios e minhas tias, meus dindos e minhas dindas”, ressalta o jovem atleta.
Antes de participar do período de testes no Real Madrid, Emanuel vai conhecer outro clube, o Angers, da França, por onde o bento-gonçalvense Jonas Pessalli, que faleceu em 2017, atuou por um período. “No decorrer do tempo, surgiu uma segunda oportunidade para ele, mas não é um teste. Como ele já vai para lá, ele vai conhecer o Angers, da França. Vamos uma semana antes para ele conhecer o clube e a estrutura, mas a nossa prioridade é o Real Madrid”, comenta a mãe de Emanuel.
Como ajudar?
Emanuel tem viagem prevista para o continente europeu marcada para o dia 22 de agosto. Porém, para concretizar esse sonho, a família está se mobilizando para angariar fundos visando cobrir as despesas da viagem e da permanência da família na Espanha durante o período de testes. O pai, Silvio Alves da Silva, explica que que o clube não tem como bancar os custos. “Eles não podem pagar as despesas, uma vez que o Emanuel não pode assinar nenhum contrato, ou seja, não pode ter nenhum vínculo empregatício antes dos 16 anos. Por isso não é possível o clube trazer atletas de outros países para jogarem”, detalha.
Para ajudar a família a realizar o sonho de Emanuel em participar do teste em um dos maiores clubes do futebol mundial, é possível adquirir a rifa, que já está sendo vendida pelos familiares do Emanuel ao valor de R$ 20, ou realizar doações de quaisquer valores através do PIX – chave 54999486833 (telefone), Banco Itaú, que está no nome da mãe, Losleine Vitória.
Além disso, a família também promove uma vaquinha on-line para quem quiser realizar a sua doação, por meio do link https://www.vakinha.com.br/2911027.